A SpaceX revelou que não falta muito para a internet dos satélites Starlink estar disponível a bordo de aviões. Em um comunicado publicado nesta terça-feira (18), a empresa explica que lançará oficialmente o serviço Starlink Aviation no ano que vem, que promete conexão de até 350 Mbps para passageiros realizarem chamadas de vídeo, jogarem e realizarem outras atividades em aeronaves equipadas com o Aero Terminal.
- Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?
- Starlink: saiba tudo sobre a megaconstelação de satélites de internet da SpaceX
Segundo a SpaceX, a conexão com latência de 20 ms estará disponível durante o taxiamento da aeronave, decolagem, voo sobre áreas terrestres e oceanos e, por fim, no pouso. Para isso, será preciso usar o Kit de Aviação Starlink, que conta com um Aero Terminal, uma fonte de energia, dois pontos de acesso sem fio e cabos. O sistema já pode ser reservado.
With Starlink, passengers will be able to access high-speed, low-latency internet from the moment they walk on their plane → https://t.co/bcn8jvpKgi pic.twitter.com/mDDQou1ZA3
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–— SpaceX (@SpaceX) October 19, 2022
A empresa explica que, como os satélites que fornecem a conexão estão em movimento constante na órbita baixa da Terra, há sempre algum deles sobre a aeronave ou perto o suficiente para oferecer sinal a altas altitudes e em regiões polares. “Contanto que o equipamento esteja conectado e o [terminal] Starlink tenha uma visão do céu sem obstruções, a conexão é possível”, escreveram.
Alex Wilcox, CEO da companhia de aviação JSX, afirmou que pretende tornar a internet Starlink disponível para passageiros em breve. Segundo ele, a ideia é que cada uma das aeronaves da empresa tenha o sistema até o fim do ano. Wilcox afirmou que, durante testes, a internet Starlink em aeronaves Embraer 135 e 145 se saiu “incrivelmente bem”.
A JSX confirmou que o serviço será oferecido sem custos extras para os passageiros. “Assim que você entra no avião, tudo que terá que fazer é clicar no SSID e pronto”, explicou ele. “Não há login, não há cartão de crédito, nada, é aberto para todos”, disse. A Hawaiian Airlines também oferecerá o serviço aos seus passageiros sem custos adicionais, e deverá equipar os terminais nas aeronaves no ano que vem.
A SpaceX começou a sinalizar que iria expandir a conexão dos satélites Starlink para veículos em março do ano passado. Naquele mês, enviou à Federal Communications Commission (FCC), a agência que regula telecomunicações nos Estados Unidos, uma solicitação de aprovação regulatória para levar a internet a embarcações, carros e aeronaves.
Já em dezembro, Jonathan Hofeller, vice-presidente de vendas comerciais da SpaceX, afirmou que a internet Starlink chegaria a voos comerciais. Na ocasião, ele afirmou que a empresa estava negociando com empresas aéreas para oferecer a conexão a bordo das aeronaves, mas ainda não havia detalhes de como isso seria feito.
Trending no Canaltech:
- Agência de Inteligência dos EUA quer recriar mamutes extintos
- BMW M2 de 2ª geração tem potência absurda e deve vir ao Brasil
- “Bolhas” brilhantes aparecem em foto da Estação Espacial Internacional
- 5 motivos para NÃO comprar o Jeep Renegade 2022
- Finalmente a ciência entendeu por que todo ser vivo usa a mesma fonte de energia
Fonte: Canaltech