Tecnologia

Intel e Governo de São Paulo trazem ensino de IA para escolas técnicas

Publicidade



Intel e Governo de São Paulo trazem ensino de IA para escolas técnicas - 1

A Intel e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram mais uma fase do projeto AI For Youth, programa global da gigante da tecnologia que visa levar conhecimento de inteligência artificial para jovens de 30 países. Aqui no Brasil, os trabalhos terão o auxílio do Centro Paula Souza (CPS), que coordena as escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do estado.

A atual fase do projeto no Brasil acabou de passar pelo período de treinamento de 40 professores da rede CPS, no modelo train-the-trainer. Com isso, os docentes poderão levar as diversas disciplinas aos alunos do ensino médio técnico e integrado nas escolas pelo estado de São Paulo.

“Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”, explica Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel para América Latina.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Intel e Governo de São Paulo trazem ensino de IA para escolas técnicas - 2
Parte dos professores com seus certificados na sede da Intel, em São Paulo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Segundo a Intel, haverá uma crescente demanda por profissionais capacitados em IA nas mais diferentes áreas, com o maior gargalo sendo em cibersegurança. A expectativa tanto da empresa quanto do CPS é de que o programa tenha frutos em São Paulo e possa ser expandido para o ensino médio convencional.

“Apostamos no Centro Paula Souza aqui no Brasil porque não podemos errar. É o ambiente perfeito para que o programa AI for Youth possa se desenvolver e gerar mão-de-obra qualificada”, disse Emilio Loures, diretor de políticas públicas da Intel Brasil, em apresentação que contou com a presença do Canaltech nesta quinta-feira (15), em São Paulo.

Como funcionou o treinamento?

Segundo o CPS, o treinamento teve 20 horas segmentadas, com 33 módulos diferentes em quatro estágios principais do programa da Intel: inspirar, adquirir, experienciar e empoderar. Foram duas turmas separadas e que vão adapatar o que aprenderam nas mais variadas unidades das ETECs.

Qual o público-alvo do programa da Intel?

A ideia do Intel AI For Youth é de capacitar 30 milhões de jovens, de 13 a 19 anos, em 30 países até 2030. O foco será em disciplinas de inteligência artificial, com projeção de ajudar no preenchimento de vagas no mercado de trabalho, já que esse setor é um dos que mais carece de profissionais habilitados.

Além do Brasil, Argentina, México e Costa Rica estão nesse programa na América Latina.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech