Tecnologia

IA do ChatGPT faz análises financeiras melhor do que você, diz estudo

Publicidade



IA do ChatGPT faz análises financeiras melhor do que você, diz estudo - 1

Em um estudo realizado pela Booth School of Business da Universidade de Chicago, EUA, o grande modelo de linguagem [LLM] GPT-4 da OpenAI se mostrou melhor do que os seres humanos quando o assunto é previsão e análise financeiras. Os testes compararam as habilidades e a velocidade da IA ao receber demonstrações de finanças e criar previsões com base nesse conteúdo. O resultado foi uma “vitória” do modelo usado no ChatGPT Plus, que ofereceu estratégias a curto-longo prazo mais significativas.

Estudos destacaram as vantagens da IA

O estudo apresentado tem 54 páginas e foi publicado no mês de maio nos Estados Unidos. De acordo com as informações, os experimentos focaram em ganhos futuros a partir de previsões pré-determinadas.

“Fornecemos demonstrações financeiras padronizadas e anônimas ao GPT-4 e instruímos o modelo a analisá-las para determinar a direção dos lucros futuros”, explica o estudo. “Mesmo sem qualquer narrativa ou informação específica do setor, o LLM [GPT-4] supera os analistas financeiros na sua capacidade de prever alterações nos lucros”, destaca o documento.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Em suas páginas, o experimento afirma que prompts de comando criaram demonstrações do mercado e solicitaram ao robozinho que apontasse tendências para, em seguida, fazer cálculos de indíces financeiros distintos. Dessa forma, os estudiosos notaram que a IA possui habilidades de reconhecer padrões, além de conceitos de negócios que envolvem receita, lucro e outros elementos de uma empresa.

“O LLM apresenta uma vantagem relativa sobre os analistas humanos em situações em que os analistas tendem a ter dificuldades”, apontam os testes. “A previsão do LLM não deriva de sua memória de treinamento. Em vez disso, descobrimos que o LLM gera insights narrativos úteis sobre o desempenho futuro de uma companhia”, conclui.

Você pode conferir o estudo completo na página do Chicago Booth em papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4835311.

GPT-4 é burro ou inteligente?

Apesar do estudo que afirmou a “vitória” do GPT-4 em finanças contra os seres humanos, o CEO da OpenAI Sam Altman destacou que o modelo de IA é “burro e embaraçoso”. Segundo o executivo em um bate-papo na universidade de Stanford nos Estados Unidos, os adjetivos apresentados são em comparação aos futuros LLMs que sua companhia prepara.

“O GPT-4 é levemente embaraçoso na melhor das hipóteses”, disse Altman. O “GPT-5 será muito mais inteligente que o GPT-4”, finaliza.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech