O Google Maps vai usar inteligência artificial para oferecer um recurso chamado “orientações visualizáveis” (glanceable directions, em inglês) a fim de simplificar o serviço de navegação, independentemente do meio de transporte usado. O app deve entregar informações mais úteis para o seguimento das rotas estabelecidas para quem caminha, pedala ou está no transporte público, sem precisar ficar olhando para o celular o tempo inteiro.
- Google lança a 1ª prévia do Android 14
- Chrome 110 melhora tradutor e amplia segurança contra malwares
A promessa é de apresentar tempos estimados de chegada atualizados, distância para curvas ou rotas alternativas de modo inteligente. Antes, era preciso desbloquear o celular, abrir o aplicativo e manter o modo de navegação na tela, mas com esse novo recurso isso roda em segundo plano ou na tela de bloqueio.
Se trajeto for alterado, o Maps vai recalcular tudo automaticamente e seguirá dando instruções com antecedência. O ajuste pode contribuir para a popularização do Maps além da condução nos veículos particulares, seja ao mostrar rotas para pedestre, seja por apresentar caminhos alternativos.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Para usar é simples: basta abrir o card do local onde deseja visitar e escolher a opção “Rotas”. O modo de navegação será inicializado para monitorar seus passos até o local desejado. A visão pode ser a de cima, no formato de mapas, ou por intermédio do “Live View“, que pode auxiliar na identificação dos prédios e ruas.
Quando chegam as orientações rápidas do Maps?
As orientações visualizáveis do Google Maps ainda não tem data definida de lançamento, mas devem chegar nos “próximos meses”, conforme o anúncio oficial desta quarta-feira (8). O recurso chegará simultaneamente no mundo inteiro e será compatível com o app para Android e iPhone — quem estiver no iOS 16.1 terá suporte às atividades ao vivo.
A navegação simplificada e mais objetiva do Maps parece funcionar como um complemento para o Immersive View (“Visão imersiva”, em português), anunciado em maio do ano passado durante o Google I/O e lançado hoje. O recurso mostra uma miniatura tridimensional do lugar escolhido, com base em informações já presentes no mapa e dados em tempo real, como trânsito e lotação.
A visão imersiva começa a ser distribuída em cinco grandes cidades: Londres (Inglaterra), Los Angeles, Nova York, São Francisco (as três nos Estados Unidos) e Tóquio (Japão). Nos próximos meses, será expandido em ainda mais cidades, incluindo Amsterdã, Dublin, Florença e Veneza — ainda sem previsão para o Brasil.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi lança walkie-talkie com alcance de 5 km e bateria para até 120 horas
- Google lança a 1ª prévia do Android 14
- Al-Ahly x Real Madrid | Onde assistir ao vivo à semifinal do Mundial de Clubes?
- Quem é Mama Cax, modelo haitiana homenageada pelo Google
- Android TV 13 começa a chegar a aparelhos compatíveis, mas não para você
- Preview Nova Chevrolet Montana | GM mirou na Toro, mas acertou na Strada
Fonte: Canaltech