O histórico de localização do Google Maps não é mais registrado diretamente na conta do Google. Em atualização recente, a empresa alterou o nome do recurso para “linha do tempo” e começou a guardar os dados no próprio celular. A medida também decreta o fim da ferramenta nos computadores, até então disponível na versão web da plataforma de mapas.
- 10 dicas de como usar o Google Maps | Guia Prático
- 8 lugares estranhos no Google Maps que não podem aparecer no mapa
- Como baixar mapa no Google Maps para usar offline
Histórico do Google Maps vira linha do tempo
A medida foi divulgada em uma página de suporte com o título “Atualize o Google Maps para usar o recurso Linha do tempo no seu dispositivo”. Segundo o Google, “o Histórico de localização agora se chama Linha do tempo, e você tem novas opções para seus dados”.
A principal mudança se concentra no local para armazenar as informações de onde você esteve nos últimos dias. Antes, a companhia guardava o histórico na nuvem, o que permitia o acesso em qualquer dispositivo, incluindo o PC. Agora, esses dados serão armazenados exclusivamente no app instalado no celular ou tablet.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Além disso, o Google Maps ganhou uma ferramenta de backup sem ocupar o armazenamento do Google Drive, que faz uma cópia de segurança da linha do tempo para você baixar esses dados em outro dispositivo. Essa novidade visa auxiliar quem troca de celular e não deseja perder o histórico de localização.
App precisa ser atualizado
Para manter os dados, é preciso atualizar o Google Maps para a versão 11.106 ou mais recente no Android e versão 6.93 ou posterior no iOS. Em seguida, quando a alteração estiver disponível para a sua conta, o Google vai enviar uma notificação pelo app ou por e-mail para orientar na migração.
“Essas mudanças estão sendo lançadas gradualmente para todos os usuários do app Google Maps”, informou a empresa na página de suporte. “Você vai receber uma notificação quando houver uma atualização disponível para sua conta.”
Fim do histórico nos computadores
Apesar de a medida trazer uma potencial melhoria em termos de privacidade, há más notícias para quem utilizava o histórico pelo computador: o recurso será descontinuado na versão web.
“Como os dados mostrados na linha do tempo vêm diretamente do seu dispositivo, ela não fica disponível no Maps no computador depois que os dados são movidos para o smartphone”, disse a companhia. “Para transferir os dados para o smartphone, faça o download do app Google Maps.”
Trending no Canaltech:
- 6 novidades incríveis da Computex 2024
- BYD dá carro híbrido a técnico do Palmeiras após gafe; veja como ele é
- 25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, revela pesquisa
- Danielzinho Grau roda com 1ª Cybertruck do Brasil em comunidade
- Review Realme 12 | O celular intermediário mais bonito
- Uber Flash+ chega a mais de 60 cidades do Brasil; confira a lista
Fonte: Canaltech