O Google lançou oficialmente sua nova rede Encontre Meu Dispositivo nesta segunda-feira (8). Similar ao Find My da Apple, o recurso permite a busca por celular Android, fone de ouvido, chaves e afins sem depender exclusivamente do acesso à internet no dispositivo porque usa conexão via Bluetooth entre aparelhos compatíveis com a novidade.
- Como rastrear um celular roubado ou perdido | Guia Prático
- Como descobrir o IMEI de um celular roubado
Google lança rede Encontre Meu Dispositivo
A novidade, que começou a ser liberada na semana passada, se aproxima de soluções de Apple e Samsung e também cria uma rede integrada de celulares, fones de ouvido e mais conectados via Bluetooth. Isso permite detectar os dispositivos nas proximidades para registrar a localização do dispositivo sem depender do acesso à internet.
Ao rastrear o sinal, a localização é enviada à rede através de um dispositivo com Android conectado à internet, de maneira segura e privada. Depois, você consegue ver pelo seu computador ou tablet onde seu celular está pelo Encontre Meu Dispositivo, mesmo que o aparelho esteja offline e você distante do local.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Contudo, apenas o Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro poderão explorar uma das maiores vantagens do iPhone: o acesso à localização do celular mesmo ao mantê-lo desligado. Por ora, não há previsão de liberação do recurso aos demais celulares, mas é possível que aparelhos lançados futuramente tragam hardware compatível com essa função.
Além disso, a plataforma pode ser usada para encontrar os aparelhos conectados à conta nas proximidades. Os dispositivos da família Nest também podem ser usados como referência dentro da sua casa ou escritório, para dizer se a chave está na sala de estar, quarto ou cozinha, por exemplo. Você também consegue compartilhar a localização de um dispositivo com amigos ou família através do app Encontre Meu Dispositivo, no Android.
A partir de maio, o Google também vai liberar o acesso a tags de rastreamento via Bluetooth no aplicativo.
Todo esse processo é realizado em segurança e com foco em privacidade. Segundo o Google, além de oferecer controle dos dispositivos conectados à rede Encontre Meu Dispositivo, o sistema oferece “criptografia de ponta a ponta de dados de localização e outras medidas para evitar o rastreamento indesejado, como os relatórios agregados de localização de dispositivos.
Sem Brasil por enquanto
O lançamento, no entanto, é restrito a apenas dois países neste primeiro momento: Canadá e Estados Unidos. O Google não informou quando vai liberar a nova rede Encontre Meu Dispositivo no Brasil e em outras regiões.
“O novo Encontre Meu Dispositivo funciona com dispositivos com Android 9 ou mais recente”, anunciou a empresa. “Fique atento às atualizações de software para fones de ouvido da JBL, Sony e outros, que em breve se juntarão à rede Encontre Meu Dispositivo.”
Trending no Canaltech:
- Eclipse solar vai ser visível no Brasil? Saiba como assistir
- Eclipse solar: cientistas vão ter 4 minutos para experimentos
- Eclipse solar vai deixar estrelas e planetas mais visíveis
- Windows 11 24H2 não vai atualizar com estes apps instalados no PC
- 3 opções de VPN grátis para PC e celular
- 📺 INSTALAÇÃO GRÁTIS | Compre TV Samsung QN90C de 50″ em super oferta
Fonte: Canaltech