O Google vai atualizar o recurso chamado “Sobre este resultado”, apresentado no mecanismo de busca, para trazer mais informações para o usuário. A ideia é explicar porque o algoritmo considerou aquilo como um resultado relevante para cada pesquisa.
- Busca do Google vai ajudar você a encontrar vagas de emprego home office
- Google mudará algoritmo para dificultar uso de páginas para espalhar calúnias
- Google testa leitura por voz de resumos que aparecem nas buscas
A caixa de informações sobre resultados foi implantada no começo do ano, como parte da estratégia da empresa para combater notícias falsas. Assim, usuários conseguem ver de onde foi extraído aquele dado, o que oferece mais confiança para decidir se acredita ou não.
Hoje, esse menu é acessado ao clicar no ícone dos três pontos, localizado no canto superior direito de cada cartão que leva a portais de notícias. Ao apertá-lo, uma janela pop-up surge e exibe informações rápidas sobre o site: origem, propósito, confiabilidade e URL completa, coletados da própria descrição do site e da Wikipédia.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Essa adição do Google não vai trazer mais contexto sobre os sites, mas dará uma luz para facilitar o entendimento de como o algoritmo vincula termos de pesquisa a sites específicos — e o que você, usuário, tem a ver com isso.
Neste exemplo acima fornecido pelo Google, a pesquisa pela expressão “como cozinhar peixe no forno” teve como resultado principal a receita de um site especializado. O algoritmo o mostrou como resultado porque incluía as palavras “como, cozinhar, peixe e forno”, mas também com termos relacionados ao segmento, como ingredientes, receita e por aí vai.
Mais clareza sobre os fatores considerados
Se alguém no Brasil fizer a mesma pesquisa, o resultado será bastante diferente. Isso ocorre porque o Google faz a correspondência do idioma e considera a localização geográfica como um fator preponderante. É por isso que pessoas que moram no mesmo bairro podem ter resultados diferentes para a mesma dúvida.
Essas associações podem parecer simples para quem trabalha na área de tecnologia ou lida com marketing digital, por exemplo, mas é complexa para o usuário menos familiarizado. Os resultados devem descortinar um pouco essa mística que só os especialistas conheciam.
A parte boa é que esse “novo conhecimento” pode ajudar as pessoas a entenderem o funcionamento e assim serem mais certeiras nas buscas futuras.
Os resultados mais detalhados estão sendo liberados progressivamente para todos os usuários a partir de agora. Inicialmente, ele só será visível para resultados em inglês, com foco no mercado dos Estados Unidos, mas o Google deve expandir essa pormenorização para o restante do mundo nos próximos meses.
Trending no Canaltech:
- Não baixe estes apps na Play Store: malware volta a burlar segurança do Android
- Por que está mais difícil conseguir corridas no Uber e no 99?
- DJI Mini SE chega ao Brasil com lançamento exclusivo no Magalu
- Clima noturno de Vênus é registrado pela primeira vez por sonda espacial
- 4 melhores aplicativos para calcular combustível
Fonte: Canaltech