O Google expandiu simplificou o uso do Markdown no Documentos através de uma atualização que permite importar e exportar arquivos com a linguagem de marcação liberada nesta terça-feira (16). A novidade está disponível tanto para quem usa contas gratuitas do Google Drive quanto para assinantes do Google Workspace.
A alteração dá sequência ao suporte à linguagem Markdown, que utiliza marcações simples para deixar o texto em negrito, atribuir títulos, montar tabelas e muito mais, com uma interface limpa e sem depender de vários botões.
O recurso também é universal e não corre o risco de oferecer falhas de compatibilidade entre editores de texto devido à customização de estilo de documentos, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Dessa vez, os utilizadores do Drive poderão abrir arquivos com a extensão MD com o Google Docs, sem depender de intermediários ou ter que copiar e colar o texto no documento para fazer a conversão.
O mesmo é válido para quem escreveu um texto na plataforma e deseja baixá-lo em Markdown. Para isso, basta realizar o seguinte procedimento:
- Acesse o menu “Arquivo”;
- Vá em “Fazer download”;
- Escolha a opção para baixar em Markdown.
Atualização gradual
Segundo o Google, a atualização auxilia redatores de conteúdo técnico que utilizam editores de texto simples com foco na linguagem de marcação.
“Por exemplo, os desenvolvedores podem colaborar na documentação de software no Documentos e depois exportá-la como Markdown para uso em outras ferramentas de suporte do Markdown”, disse a empresa em uma publicação no blog de atualizações do Google Workspace.
Apesar do anúncio, nem todas as pessoas receberam o recurso no primeiro momento. A empresa informou que a atualização começou a ser distribuída gradualmente nesta terça-feira (16), mas vai levar até 15 dias para alcançar todos os usuários.
O Google também informa que as opções “Copiar como Markdown” e “Colar de “Markdown” serão desativadas por padrão com a atualização. Contudo, os usuários podem ativá-las nas preferências do editor de textos, dentro do menu “Ferramentas”.
Trending no Canaltech:
- Meta remove IA para criar figurinhas no WhatsApp após decisão da ANPD
- George R. R. Martin revela que Os Ventos do Inverno ainda não está pronto
- Capitão América revela ponto fraco mortal na armadura original do Homem de Ferro
- Xógum e O Urso lideram indicações ao Emmy 2024; confira a lista
- Wolverine usa suas habilidades na forma de um novo “poder extra”
- Microsoft demite equipe de diversidade e é criticada em e-mail interno
Fonte: Canaltech