Os assistentes de voz vieram com a missão de tornar o cotidiano das pessoas mais simples. Embora já desempenhem diversas funções, ainda há um longo caminho de aprimoramentos para tornar a experiência completa. O Google começa a dar mais um passo com o seu Assistente, que agora poderá agendar seu restaurante favorito.
- Duplex | IA do Google já consegue agendar corte de cabelo sozinha
- Google Assistente pode estar ouvindo você sem autorização
- Google Assistente poderá ser acionado por meio de um novo e prático atalho
A novidade vai permitir entrar em filas de espera somente usando a voz. O recurso surgiu por acaso para um repórter do site VentureBeat que estava à procura de restaurantes no Google Maps. Um botão para solicitar a entrada na lista de espera apareceu com a opção de definir o número de pessoas, além de quanto tempo estavam dispostos a esperar, se o local estivesse cheio.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Foi aí que entrou em cena o Assistente para trazer o nome e o número do telefone vinculados à conta do Google para o agendamento. O próprio auxiliar contatou o restaurante, fez a reserva na lista e depois enviou uma mensagem de texto com atualizações sobre a espera.
Como nada foi anunciado oficialmente pelo Google, dá para imaginar que se trata de um teste com um pequeno número de usuários. O site até entrou em contato com o Google, mas um porta-voz limitou-se a declarar que a companhia faz experimentos com a tecnologia Duplex e que não existe previsão de disponibilidade para mais pessoas.
Linguagem aprimorada para compreensão
O Google Duplex é uma tecnologia de processamento de linguagem com recursos de inteligência artificial criado para se comunicar com eficácia com o usuário. A ideia é possibilitar a execução de tarefas com base em comandos comuns, sem a necessidade de usar frases pré-concebidas como a maioria dos sistemas faz.
Quando iniciou os testes, a empresa disse que o sistema conseguiria ligar e falar diretamente com empresas em seu nome para efetuar reservas. Por isso, o relato do repórter parece de acordo com a promessa do Google, o que deixa uma pontinha de esperança de evolução do desenvolvimento.
De início, o serviço estava limitado aos Estados Unidos, mas hoje já existem relatos do funcionamento no Reino Unido, Canadá e Austrália — basicamente, países em que o inglês é a língua dominante. Será preciso deixar o sistema plenamente funcional por lá para só então fazer os ajustes necessários para outros idiomas.
Por aqui, só resta aos brasileiros aguardarem ansiosamente a chegada do Duplex. O que você gostaria que o Google Assistente fizesse para ajudar no cotiano? Comente.
Trending no Canaltech:
- Toyota proíbe que compradores revendam um de seus carros; por quê?
- Poco X3 GT é anunciado com ficha técnica poderosa e preço baixo
- Múmia de homem morto há 2.400 anos revela qual foi sua última refeição
- Como tirar prints do WhatsApp que sirvam como prova na Justiça
- Sabe o que é smishing? Conheça esse golpe e veja como se proteger dele
Fonte: Canaltech