O Google Agenda aposentará a função “Metas” do app. Criado em abril de 2016 para facilitar a organização de rotinas em busca de certos objetivos (passar mais tempo com a família, estudar e praticar atividades físicas, por exemplo), o mecanismo não será substituído por nenhuma outra ferramenta semelhante.
- Foto postada por turista teria ajudado Ucrânia a localizar veículo militar russo
- Justiça proíbe venda de seguidores e curtidas no Instagram
O Google não deu detalhes sobre o fim da ferramenta, mas é possível que a falta de uso e a possível redundância com outras funções do app sejam os motivos. “A partir de agosto de 2022, quando você criar uma meta, terá a opção de criar um evento recorrente no lugar”, informa a companhia em uma página de suporte.
Em novembro de 2022, as metas já estabelecidas continuarão salvas na agenda, mas não serão mais repetidas. A partir dessa data, o usuário também não poderá criar metas.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Como alternativa, o Google sugere:
- Configurar novos eventos recorrentes ou repetir os eventos atuais (manualmente, obviamente)
- Criar tarefas recorrentes no Google Tarefas ou no próprio Agenda
- Agendar eventos recorrentes de horário de concentração — geralmente utilizado para recusar outros convites para aquele horário de forma automática. Essa função é exclusiva para contas comerciais ou estudantis
Está disponível por enquanto
Atualmente, o usuário ainda pode encontrar a função “Metas” no Google Agenda: selecione o botão “+” (soma) no canto inferior direito e toque no atalho “metas” para conferir o menu completo. A seção disponibiliza objetivos recorrentes, como “Exercícios”, “Aprender algo novo”, “Família e amigos”, “Tempo só para mim” e “Organizar minha vida”.
A ferramenta é como um assistente para criação de rotinas, mas poupando o usuário de escolher os momentos exatos para a tarefa escolhida. A pessoa escolhe o objetivo, determina a frequência que deseja fazê-lo, o tempo destinado a ele e o momento do dia ideal.
Encerramento deve ser automático
É bastante provável que o Google finalize a função “Metas” com um disparo por servidor — ou seja, sem precisar de atualizações no app. Sendo assim, é inevitável o fim da funcionalidade, contudo não deve ser tão difícil se adaptar para as funções similares.
Trending no Canaltech:
- Não é o Thor e nem o Hulk: Marvel diz quem é o Vingador mais forte
- Quanto tempo leva para ganhar músculos ao se exercitar?
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- 3 apps para organizar as figurinhas da Copa do Mundo 2022
Fonte: Canaltech