O Gmail se tornou ainda mais próximo do Gemini graças a um novo painel lateral para utilizar o chatbot na mesma janela. Anunciada nesta segunda-feira (24), a aba com a ferramenta já começou a ser liberada na versão web e nos aplicativos para Android e para iOS — mas nem todo mundo pode utilizar o recurso.
A novidade dá sequência aos últimos esforços do Google, que expandiu a presença do Gemini em diversos produtos da suíte Workspace. Com a atualização, torna-se possível acessar o chatbot na mesma tela ao clicar no ícone de estrela no cliente de e-mail.
O chatbot garante alguns recursos que facilitam o uso do Gmail, como foi abordado no Google I/O 2024. É o caso da possibilidade de fazer perguntas e encontrar informações mais específicas de e-mails na caixa de entrada ou nos arquivos do Google Drive, por exemplo.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Outros tipos de comando podem ser utilizados no chatbot, como pedidos para resumir conversas, sugerir respostas ou até mesmo ajudar a rascunhar um e-mail caso esteja com um bloqueio na escrita.
Disponível na web e em celulares
Além da versão web do Gmail voltada para computadores, o Google liberou a novidade em seus aplicativos para Android e iOS. Em ambos os casos, você consegue explorar os recursos de inteligência artificial do Gemini com mais facilidade.
Os aplicativos para celulares e tablets ainda contam com um botão para resumir uma conversa. Essa opção fica disponível ao abrir uma mensagem na caixa de entrada que tenha mais de uma resposta.
Apenas para assinantes
A barra lateral está disponível apenas para quem assina o plano AI Premium do Google One ou contratou os seguintes add-ons do Google Workspace: Gemini Business, Enterprise, Education e Education Premium.
Ou seja, se você tem uma conta pessoal do Gmail e deseja utilizar o recurso, será preciso assinar o pacote do Google One, que custa R$ 96,99 ao mês.
Quando o Gemini no Gmail chega?
A distribuição do serviço não ocorre de maneira igual. Na versão web, o Google começou a entregar a nova integração nesta segunda-feira (24) a domínios configurados para o lançamento mais rápido de novidades. Nesse caso, vai levar até três dias até todos receberem o recurso.
Já para domínios configurados para lançamento agendado, a novidade vai marcar presença somente a partir de 8 de julho e vai levar até 15 dias para ser liberada para todas as contas do Gmail.
Enquanto isso, o Google também iniciou a entrada da novidade nos apps do Gmail para Android e iOS ontem (24). Contudo, levará até 15 dias para a ferramenta alcançar todas as contas elegíveis.
Em testes do Canaltech realizados na manhã desta terça-feira (25) com uma conta pessoal do Gmail, a ferramenta ainda estava indisponível para uso tanto na web quanto nos apps.
Trending no Canaltech:
- Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
- Sicoob confirma que sofreu ataque cibernético nesta segunda (24)
- Jogo do Tigrinho | Influenciadores usavam versão alterada para atrair pessoas
- Adeus! Microsoft desativa seu último data center submerso
- 📱CUPOM EXCLUSIVO | Galaxy S24 Ultra está muito barato em versão de 512 GB
- Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
Fonte: Canaltech