Houve um tempo em que não precisávamos lidar com muitas senhas. Uma pessoa comum tinha uma senha para o computador, uma senha para o e-mail e em alguns casos mais uma senha para uma rede social, como o Facebook.
Agora as coisas mudaram radicalmente. Há uma infinidade de serviços online e offline que exigem senha de seus usuários. Estamos falando de e-mail, Instagram pessoal, conta da Microsoft, Facebook, Instagram profissional, ferramentas online etc.
Lembrar de todas essas senhas pode ser pedir demais para uma pessoa comum e por isso surgiu os gerenciadores de senha.
Há vários tipos de gerenciadores. Há gerenciador de senha para Chrome, gerenciador online que fica disponível na nuvem, gerenciador offline e muito mais. Entretanto, o funcionamento básico é sempre o mesmo e vamos explicar os detalhes a seguir.
Você só precisa lembrar de uma senha com o gerenciador
A ideia central por trás do gerenciador de senhas é ter um lugar para armazenar todas as suas senhas. É como um cofre onde tudo fica guardado e você só precisa lembrar da senha do gerenciador.
Um bom gerenciador de senha tem um nível de criptografia tão sofisticado que é impossível acessar as senhas armazenadas nele sem a senha mestra ou a senha do próprio gerenciador.
Esse tipo de programa é especialmente indicado para quem tem que lidar com muitas senhas no dia a dia. Ele é mais comum em empresas, servindo como um banco de dados de senhas, mas também pode ser usado por indivíduos.
O gerenciador de senha pode ser um programa que você instala no seu dispositivo ou um software online que você pode acessar de qualquer lugar onde houver conexão com a internet.
O gerenciador pode ser instalado em qualquer dispositivo. Tablet, computador, notebook, smartphone e etc. Mas, no ponto de vista da segurança, faz mais sentido usar um serviço que fica disponível na nuvem.
Dessa forma, mesmo que você perca o seu dispositivo, as suas senhas estarão salvas esperando por você na web.
Função de geração de senha
Uma boa senha deve ser uma combinação totalmente aleatória de caracteres alfanuméricos. Houve um tempo em que as pessoas usavam SENHA como a senha de seus computadores, mas essa prática já não é tão comum.
Inclusive, alguns sistemas que pedem senha exigem que você crie uma senha complexa cheia de caracteres, números, símbolos e etc.
Um bom gerenciador de senha pode ajudar você com isso. Acontece que em algumas versões deste programa é possível encontrar a função geração de senha. Com ela você pode gerar senhas fortes e totalmente aleatórias.
Totalmente seguro
Um bom gerenciador de senhas é feito para ter criptografia bastante sofisticada. Estamos falando de um software que não pode ser acessado sem a senha ou a chave mestra. É como um verdadeiro cofre, mas que não pode ser arrombado nem mesmo com dinamite.
O gerenciador de senha ideal vai ter uma função especial que impede que senhas fracas sejam usadas como senha mestra. Isto é, você vai ter que criar uma senha forte e totalmente aleatória para usar como senha do gerenciador e o próprio gerenciador vai exigir isso.
É verdade que hackers são pessoas bem sofisticadas quando o assunto é invadir sistemas conhecidos por serem quase impenetráveis, mas na prática, é impossível invadir um gerenciador de senhas.
A única forma de quebrar a segurança desse tipo de software é através da falha humana. Isto é, algum erro que o próprio dono do gerenciador cometeu. Algo como escrever a senha em um pedaço de papel e perder o mesmo.
Tenha mais segurança salvando tudo na web
Os gerenciadores que salvam tudo no dispositivo em que está instalado são ultrapassados. Se você perder o dispositivo, vai perder também as suas senhas. Portanto, faz sentido usar um gerenciador com a opção de salvar as senhas na nuvem.
A maioria dos gerenciadores já funciona dessa maneira, portanto, você não tem muito com o que se preocupar.
Considerações finais
Bom, isso é tudo sobre gerenciadores de senha. São softwares bem simples, mas ao mesmo tempo bastante seguros. Se você lida com mais de cinco senhas, provavelmente será melhor usar um gerenciador para isso tudo.
Há versões pagas e gratuitas desse tipo de software, cada uma com seus pros e contras. Pesquise bem antes de escolher o seu.