A Sony finalmente vai entrar no mundo dos jogos em nuvem. A empresa confirmou que começou a testar a tecnologia como um futuro recurso do PlayStation 5, permitindo que os jogadores acessem títulos de sua biblioteca sem precisar fazer qualquer tipo de download, aproximando o console de um dos principais diferenciais da Microsoft com o Xbox Game Pass.
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De acordo com o vice-presidente de serviços globais, vendas globais e operações de negócios da Sony Interactive Entertainment, Nick Maguire, tudo ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e não há uma data para que a função seja liberada para o público. Contudo, ele antecipou que a ideia é tornar o recurso algo exclusivo dos assinantes da PlayStation Plus Premium.
Segundo o executivo, a novidade vai incluir jogos de PS5 que fazem parte do catálogo da Plus, os Game Trials e também os com alguns títulos que os usuários compraram na PS Store. Dessa forma, não será mais preciso esperar o tempo de download desses jogos no console, já que será possível acessá-los diretamente da nuvem.
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Só que essa não é a única vantagem que a Sony está mirando. A expectativa é que a tecnologia cloud facilite também a popularização do streaming de jogos para outros dispositivos. Essa é uma área que a empresa está apostando bastante como forma de bater de frente com o Game Pass, mas sem abrir mão da exigência de um console PlayStation.
Atualmente, o PS5 pode transmitir seus jogos para PCs, Macs e dispositivos iOS e Android. Isso significa que os jogadores não precisam estar na frente da TV para acessar o conteúdo do videogame, podendo acessá-lo por qualquer um desses dispositivos. Com o suporte à nuvem, a simplicidade de utilizar esses jogos se torna ainda maior.
É algo que pode beneficiar principalmente o vindouro Project Q, o novo aparelho portátil anunciado pela Sony. Previsto para ser lançado no final de 2023, o dispositivo é muito mais uma interface para esses jogos via streaming do que um console de verdade, como foi o PSP e o PS Vita no passado, mas que poderia ganhar uma robustez impressionante com a nuvem. Afinal, por meio dele, o jogador poderia acessar boa parte de seu catálogo de jogos do PS5, incluindo aqueles que não estão instalados.
Contudo, até o momento, a Sony não confirmou se seu investimento em cloud gaming vai estar disponível no Project Q, uma vez que ela comentou apenas o streaming via Wi-Fi de conteúdos que já estão no PS5. Ainda assim, não seria nenhuma surpresa vermos essa conectividade ser ampliada no futuro.
Diferença com o Xbox Cloud Gaming
Ao mesmo tempo, é importante pontuar a diferença da estratégia da Sony com a da Microsoft com o uso da nuvem. Pelo que Nick Maguire aponta, o recurso ainda terá o PlayStation 5 como ponto central de toda a experiência. Para quem vai jogar em casa, o cloud gaming vai permitir acessar seus jogos sem precisar fazer download e, para quem usar outro dispositivo, vai poder usar essa mesma biblioteca tendo o console como intermediário via o já comentado streaming.
Já no caso do Xbox Game Pass, o uso da nuvem é bem mais amplo. Assinantes do serviço podem jogar os títulos compatíveis com a tecnologia de qualquer lugar e a partir de qualquer aparelho. Assim, mesmo quem não tem um Xbox One ou um Xbox Series X pode jogar Forza Horizon 5 ou Halo Infinite na tela de um smartphone ou pelo computador, por exemplo. No caso, a experiência como um todo está centrada no serviço e não no console.
Vale lembrar que, em 2019, a Sony fechou uma parceria com a Microsoft justamente mirando o conteúdo em nuvem. Na época, as duas empresas falavam apenas em ampliar opções de entretenimento para o usuário e se comprometeram a compartilhar tecnologias, informações e infraestrutura — o que permitiu à japonesa, por exemplo, usar o Microsoft Azure em seus próprios serviços.
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Fonte: Canaltech