Fontes do portal Insider Gaming reforçaram em novo rumor divulgado nesta terça-feira (14) que o PlayStation 5 Pro está de fato em desenvolvimento, mas ainda estaria longe de ser anunciado, tendo previsão de estreia apenas para o final de 2024. Os detalhes acerca do aparelho continuam escassos, mas as expectativas é que haja ao menos melhorias significativas em processamento de Ray Tracing, como sugere recente patente concedida à Sony.
- PS5 | Atualização traz integração com Discord, 1440p variável e mais
- Review PlayStation VR2 | A melhor experiência VR
Segundo o leaker Tom Henderson, cujo histórico de vazamentos tem boa quantidade de acertos, o PS5 Pro está de fato em desenvolvimento, mas deve chegar apenas no final de 2024, possivelmente em novembro. A data sugerida pelo informante coincide com alguns vazamentos anteriores, como o visto em uma apresentação da TCL, além do próprio cronograma da Sony para atualizações de hardware anteriores.
O exemplo mais claro é o do PS4 Pro, anunciado exatamente 3 anos após o PS4 base, em novembro de 2016. Dito isso, esses dados também apontam para uma inconsistência — o ciclo do PS5 para o PS5 Pro levaria 4 anos. É muito provável que isso seja resultado da crise de semicondutores e da escassez do modelo base do console, que durou ao menos 2 anos e meio. Diante desse cenário, caso a versão premium seja real, a gigante japonesa pode ter espaçado a janela de estreia em um ano, para ter mais alcance com o PS5 tradicional.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Ainda de acordo com o rumor, esse espaçamento não significa que não veríamos novidades no mundo PlayStation em 2023. Henderson explica que suas fontes reforçaram também a existência do dispositivo com um leitor de discos removível, esperado para o final deste ano. A variante substituiria o PS5 vendido atualmente visando cortar custos de fabricação e transporte, sem abrir mão de permitir ao usuário escolher entre ter ou não o leitor incluso no pacote.
Outro ponto interessante destacado pelas fontes é que uma geração totalmente nova, como um possível PlayStation 6, não deve ser apresentada antes de 2028 — cronograma já indicado pela própria Sony em documentos encaminhados a órgãos reguladores em meio ao processo de avaliação da compra da Activision pela Microsoft.
PS5 Pro pode focar em Ray Tracing
Apesar do novo rumor, ainda não há novidades concretas sobre o desempenho que o PS5 Pro deve trazer ao público, nem mesmo se haverá um upgrade na arquitetura do chip, movimento provável que poderia reduzir o custo de fabricação. Os únicos detalhes conhecidos no momento foram obtidos na apresentação da TCL, que indicou a existência do console premium, bem como a janela de lançamento para 2024.
In a new conference, TCL Technology have said that a new Xbox Series S/X and PS5 Pro are coming in 2023/2024.
Via https://t.co/FI7Jgq0egY pic.twitter.com/7v2sNVNVm4
— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) May 25, 2022
Segundo a gigante das TVs, o novo dispositivo da Sony teria desempenho similar à Radeon RX 7700 XT — placa ainda não anunciada, mas esperada para fazer parte da linha RX 7000 com arquitetura RDNA 3 —, com potência suficiente para entregar jogos em 4K com taxas de quadros entre 60 FPS e 120 FPS. Assim como as placas da AMD, o aparelho teria hardware para reproduzir conteúdo em 8K, mas isso deve se limitar a filmes e séries, não estando relacionado a jogos.
Há, porém, uma outra notícia recente que sugere que o foco do PS5 Pro pode ser turbinar a performance de Ray Tracing, um dos principais pontos fracos do atual PS5. Engenheiro responsável pelo projeto do PS4 e PS5, Mark Cerny teve uma patente concedida com o nome “sistema e método para Ray Tracing acelerado com operação assíncrona e transformação de raio”, em tradução livre.
The patent was filed by PS5 architect and Knack creator Mark Cerny, and mentions “System And Method For Accelerated Ray Tracing” and “System And Method For Accelerated Ray Tracing With Asynchronous Operation And Ray Transformation.”#PS5 #PlayStation5 #PlayStation pic.twitter.com/yyjL8SMfRw
— Gamingnews (@Onion00048) February 25, 2022
Ao que tudo indica, a tecnologia otimizaria o processamento da técnica avançada de iluminação, acelerando alguns dos cálculos para realizá-los de maneira “simultânea”, aproximando o hardware do PlayStation dos métodos usados pela Intel e pela própria Nvidia em suas placas de vídeo. Não se sabe qual seria a aplicação dessa patente, mas, considerando os rumores constantes em torno do PS5 Pro, é muito provável que a solução seja destinada ao console aprimorado.
Trending no Canaltech:
- Um objeto atingiu a Lua — e este astrônomo conseguiu filmar o impacto
- Ronco é sinal de alerta para problemas de saúde mais graves
- Câncer de próstata | Toque retal não é melhor forma de diagnóstico precoce
- Wegovy: remédios para perda de peso conquistam cada vez mais espaço
- Fotos da Lua com celulares Samsung causam polêmica novamente
- Vírus bancário para Android já atinge mais de 400 bancos de todo o mundo
Fonte: Canaltech