Desde que a Microsoft entrou no mercado de jogos com o Xbox original, tem havido uma rivalidade entre o Xbox e o PlayStation da Sony. Apesar de outros fabricantes de consoles terem uma vantagem inicial, o Xbox conseguiu entrar em cena com um estrondo e se estabelecer como um concorrente mais do que de peso.
Desde então, o Xbox vem se mantendo competitivo no mercado de jogos, e seu recente serviço Xbox Game Pass é o exemplo mais recente de uma grande inovação. A PlayStation tentou retaliar, e seu novo serviço PS Plus Deluxe não chega aos pés do Game Pass, em parte porque tem muito menos títulos retrô em oferta, o que é muito estranho já que a biblioteca de clássicos é gigantesca.
Na última década, o Xbox tentou apaziguar os fãs dobrando a compatibilidade com versões anteriores. Começando com apenas alguns jogos do Xbox 360, o Xbox agora disponibilizou centenas de títulos clássicos para download na Microsoft Store ou no Xbox Game Pass. O PlayStation Plus Deluxe foi comercializado para ser um serviço semelhante, oferecendo grandes lançamentos e uma ampla seleção de clássicos do PlayStation 1, 2, 3 e PSP, mas infelizmente ele continua perdendo seu potencial.
Clássicos do PS Plus Deluxe ainda são decepcionantes
O PlayStation Plus Deluxe é o nível mais alto do concorrente do Game Pass da Sony. O nível PS Plus Essential mais baixo concede aos assinantes a capacidade de jogar online e receber de dois a três jogos grátis todos os meses. O PS Plus Extra dá às pessoas acesso a uma infinidade de jogos PS4 e PS5, incluindo novos lançamentos genuinamente excelentes como Returnal, Deathloop e Final Fantasy 7 Remake: Intergrade.
O PS Plus Deluxe dá aos jogadores acesso ao catálogo do Extra, bem como a uma série de títulos “clássicos”. No papel, o PS Plus Deluxe apresenta mais de 100 títulos retrô, desde o PlayStation original até o PS3.
Embora isso seja tecnicamente verdade, a grande maioria desses títulos são versões obscuras ou remasterizadas de títulos que foram lançados posteriormente no PS4, que a Sony aparentemente está contando sob o rótulo de títulos “clássicos”.
Quando o PlayStation Plus Deluxe foi anunciado pela primeira vez, a Sony deu a entender que esse nível mais alto era voltado para fãs de longa data do PlayStation que tinham interesse em jogar títulos retrô. Quando a primeira onda de lançamentos foi revelada, esse parecia ser o caso, com Resident Evil Director’s Cut, Ape Escape, Syphon Filter e jogos PS1 mais amados fazendo o corte.
Não havia muitos jogos clássicos, mas isso era de se esperar da primeira onda da Sony para este novo serviço. Avance alguns meses e a Sony não parece tão investida em adicionar títulos clássicos como quando o novo serviço PS Plus foi comercializado.
Em julho, um mês após o lançamento do PS Plus Deluxe/Premium nos EUA e Brasil, a Sony adicionou apenas três jogos de PSP. Em agosto, a Sony não adicionou um único clássico, embora a programação de setembro tenha sido melhor com alguns jogos do PS3 como Sly Cooper, ao lado do Syphon Filter 2 e dois jogos do PSP.
No entanto, as adições PS Plus Deluxe de outubro deixaram a desejar novamente, com os únicos títulos clássicos genuínos sendo os jogos PS3 que têm Ultra Street Fighter 4 como seu título de destaque. As ofertas clássicas do PS Plus Deluxe continuam sendo decepcionantes mês após mês e, se a Sony quiser justificar seu alto preço de R$ 59,90, precisará começar a acelerar o ritmo.
Via: PlayStation/Game Rant/Cameron Swan
Fonte: Observatório de Games