Games

Onda de calor: 14 jogos sobre o clima que podem mudar o futuro

Publicidade



A prevalência dos jogos na nossa cultura oferece uma oportunidade para aumentar a compreensão dos nossos desafios globais. É fato que quase metade dos adultos no Brasil e também no mundo, jogam algum tipo de videogame. E na maioria destes jogos, servem apenas para entreter, o que não é errado. Mas existe um número grande de títulos que fazem a diferença.

Olhando para os acontecimentos atuais no Brasil, com o aumento mais do que elevado da temperatura, com cidades ultrapassando fácil os 45 graus, podemos perceber que os jogos possuem ferramentas mais do que interativas para ampliar a compreensão daqueles que ainda estão no ar condicionado e acham que isso não é coisa séria.

Anos atrás, Climate Interactive, por exemplo, liderou o desenvolvimento dos jogos de RPG Climate Action Simulation e World Climate, que estão sendo adotados desde o ensino médio até as salas de aula de nível de gestão executiva. Muitos reconhecem o poder dos jogos e todos, desde agências governamentais a ONG, até um grupo de adolescentes, estão tentando lançar um jogo para ajudar a enfrentar as alterações climáticas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros que vão de ações de empresas, escolas, comunidades entre outras. Até mesmo jogos famosos como Sonic, possuem em seu conteúdo uma crítica ao uso da tecnologia de forma errada. Sendo assim, confira alguns jogos relacionados ao clima e às sustentabilidade!

Jogos baseados em grupo:

1. Climate Action Simulation: Um jogo de role-playing altamente interativo para grupos jogarem com diferentes partes interessadas e explorarem as soluções necessárias para agir em relação às alterações climáticas.

2. World Climate: Um jogo de role-playing para grupos que simula as negociações da ONU sobre mudanças climáticas, dividindo-se em equipes de negociação regionais e nacionais para criar um tratado para limitar o aquecimento global a 2 graus C ou menos.

3. “Stabilization Wedge” Game: Um jogo para mostrar aos participantes as diferentes formas de reduzir as emissões de carbono, através do conceito de cunhas.

4. Climate Fresk: Um workshop colaborativo de base científica que visa ajudar as pessoas a compreender as causas e consequências das alterações climáticas.

Jogos de computador:

5. Survive the Century: Um jogo fictício baseado na ciência real para educar os jogadores sobre as escolhas políticas, ambientais e sociais que os humanos enfrentam entre 2021 e 2100.

6. Ixion: Situado em um espaço futurista, este jogo de construção de cidades faz com que os jogadores gerenciem a extração de recursos, a infraestrutura e suas equipes para manter a humanidade viva enquanto a Terra sofre o colapso do ecossistema.

7. Floodland: Um jogo online de estratégia de construção de cidades ambientado em um mundo submerso pelo aquecimento global. Os jogadores devem equilibrar culturas conflitantes e recursos limitados para guiar sua população para uma nova era.

8. MacKay Carbon Calculator: Os jogadores aprendem como suas escolhas impactam as emissões de gases de efeito estufa do Reino Unido e criam caminhos para entender como o Reino Unido pode reduzir as emissões para zero até 2050 e além.

9. Crunch Time 2.0: Crunch Time é um jogo interativo de perguntas sobre ciência e sustentabilidade projetado para crianças de todas as idades. O jogo pode ser jogado individualmente ou em modo sala de aula.

10. Mission 1.5: Um jogo online desenvolvido pelo PNUD e pela Playmob que educa os jogadores sobre soluções climáticas através da votação nas principais ações climáticas que desejam ver adotadas. As respostas são utilizadas pelo PNUD para ajudar os governos a desenvolver e implementar planos e políticas climáticas em todo o mundo.

11. Eco: Eco é um jogo online baseado em comunidade onde os jogadores colaboram para desenvolver leis e uma economia para impedir um meteoro em rota de colisão com o planeta, sem poluir o mundo.

12. The Climate Game: Um jogo online desenvolvido pelo Financial Times que desafia os jogadores a reduzir os efeitos negativos das alterações climáticas com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050.

13. Terra Nil: Um jogo de estratégia ambiental centrado na reconstrução do ecossistema. Os jogadores transformam um terreno árido em um ecossistema próspero, reintroduzem a vida selvagem e depois partem sem deixar rastros.

Apps:

14Change Game: Este aplicativo permite que os jogadores testem a resiliência de suas cidades construindo, gerenciando recursos e controlando emissões. Quanto maior for o nível de emissões geradas pelos jogadores, maiores serão os desafios que terão de enfrentar.

Via: Climate Interactive

Fonte: Observatório de Games