The Callisto Protocol não será lançado no Japão, pois não conseguiu garantir uma classificação etária devido ao seu conteúdo violento, e os desenvolvedores não estão dispostos a lançar uma versão atenuada do jogo. The Callisto Protocol é um jogo incrivelmente violento com muito sangue, que é a fonte dos problemas com o jogo no país do Sol Nascente.
No Japão, a CERO (Computer Entertainment Ratings Organization) é encarregada de fornecer classificações etárias para um jogo, semelhante ao PEGI na Europa e ao ESRB na América do Norte. A classificação etária de um jogo geralmente determina quais lojas estarão dispostas a estocá-lo em suas prateleiras, com os varejistas maiores às vezes se recusando a estocar certos jogos se sua classificação for muito alta.
Uma empresa tem opções se a classificação de um jogo tiver sido recusada, pois os títulos podem ser alterados para atender às solicitações do quadro de classificação. Um desenvolvedor também pode reenviar após a recusa, como foi o caso quando a classificação do jogo The Medium foi recusada na Austrália, antes de reenviar e receber uma classificação R18+.
De acordo com o IGN Japan, The Callisto Protocol teve uma classificação CERO recusada no Japão e foi cancelado, pois os desenvolvedores não lançarão uma versão atenuada na região. Aqueles que encomendaram o jogo antes de ser cancelado receberão um reembolso total. O título recebeu uma classificação ESRB na América do Norte e será lançado como um título Mature 17+, devido à sua violência, sangue e linguagem forte.
The Callisto Protocol está programado para ser lançado no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S em 2 de dezembro, então não resta muito tempo para os desenvolvedores alterarem o jogo para o mercado japonês.
A declaração oficial feita pela equipe sugere que eles nem tentarão censurar o jogo, pois diminuirá a experiência pretendida do The Callisto Protocol.
Via: Screen Rant/IGN Japan
Fonte: Observatório de Games