Quem acompanha a Fórmula 1 sabe que estratégias e planejamentos são tão importantes nas corridas quanto a habilidade dos próprios pilotos. E em um mercado de games que já tem seu grande figurão quando o assunto é a pilotagem, é hora de abordarmos esse outro lado, com F1 Manager 2022 chegando nesta terça-feira (30) para colocar os jogadores no comando das escuderias.
No game desenvolvido pela Frontier Developments, o volante e os pedais são substituídos por gráficos, indicadores numéricos, barras de desenvolvimento e outros elementos. O jogador é colocado no centro de comando das escuderias não apenas durante as corridas, que podem ter, inclusive, a mesma duração das reais, como também nos bastidores e semanas entre provas, lidando com o desenvolvimento dos carros, finanças, contratação e desempenho de pilotos e demais aspectos técnicos da Fórmula 1.
Isso significa que está nas mãos do usuário, por exemplo, o momento ideal de paradas nos boxes, que pode seguir estratégias pré-combinadas ou respostas rápidas a incidentes da pista ou mudanças de clima. F1 Manager 2022 também deve permitir customizações no progresso, sendo possível, por exemplo, focar na criação de um carro rápido nas retas, mas que sofre em circuitos mais sinuosos, ou uma solução mais balanceada e confiável, que exigirá mais do piloto em termos de precisão e velocidade.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Esse é, inclusive, o primeiro simulador licenciado da categoria, contando com todos os atletas, pinturas de carros e circuitos oficiais da temporada 2022. Como foi lançado bem no meio da disputa, o game também traz estatísticas que levam em conta a performance dos pilotos ao longo das corridas da primeira metade do ano, com os números subindo ou caindo de acordo com a performance nas pistas digitais.
Apesar de o foco de F1 Manager 2022 ser o gerenciamento, as tabelas e planilhas, o game ainda chama a atenção pelo seu conjunto visual. Ainda que um bocado mais simples, ele nos remete diretamente a outro lançamento recente, F1 22, que também trouxe o circo da Fórmula 1 para as mãos dos jogadores e manteve a boa tradição da desenvolvedora Codemasters nesse segmento, apesar de alguns tropeços.
Os títulos não são relacionados, entretanto, e enquanto o título distribuído pela Electronic Arts também tem suas opções focadas no gerenciamento de equipes, pilotos e desenvolvimento de carros, a experiência mais profunda nesse sentido só pode ser encontrada aqui. É o início, esperam os fãs, de uma nova franquia, que atinge um novo público em um cenário no qual a Fórmula 1 se torna cada vez mais popular em todo o mundo.
F1 Manager 2022 está disponível no PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S, com dublagem e textos em português.
Trending no Canaltech:
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- China enfrenta onda de calor mais intensa já registrada
- Pokémon UNITE anuncia Mew, Dodrio e Scizor
- Waze Carpool tem fim anunciado
Fonte: Canaltech