Uma ex-funcionária da Konami lançou alguma luz sobre o que foi necessário para trazer o horripilante P.T. demo na PSN há oito anos e a conversa com a Sony que a derrubou. Quando o demo original do P.T. foi lançado gratuitamente no PlayStation 4 em 2014, os jogadores ficaram perplexos com seus assustadores corredores repetidos que ficaram cada vez mais dementes à medida que progrediam.
No entanto, a demo não era o que parecia ser. Os jogadores trabalharam juntos para revelar que a demo não foi criada por um novo desenvolvedor independente conhecido como 7780s Studios, como foi alegado. Os fãs juntaram as pistas para revelar que era, de fato, uma colaboração impressionante entre Hideo Kojima e Guillermo del Toro, para o tão aguardado remake da Konami, Silent Hills.
Infelizmente, a campanha de marketing única e brilhante foi em vão. Konami e Kojima terminaram sua parceria de longo prazo no ano seguinte, efetivamente descartando quaisquer planos que a Konami tivesse para o reboot de Silent Hill. No entanto, mesmo oito anos depois, o P.T. (abreviação de Playable Teaser) não foi esquecido.
A demo foi removida da PSN e indisponível para download novamente. Os fãs fizeram um grande esforço para recriar os corredores assombrados e eventos chocantes da demo com precisão surpreendente usando jogos como Dreams da Media Molecule, mods terrivelmente imersivos de Half-Life: Alyx e, mais recentemente, o modo Forge de Halo Infinite.
Enquanto os fãs continuam lamentando o que Silent Hills de Kojima poderia ter sido, uma ex-funcionária da Konami revelou algumas informações sobre sua controversa exclusão. A ex-funcionária da Konami, Pearl L, revelou o pedido estranho e único que seu ex-empregador fez à Sony sobre a remoção da P.T. demo da PlayStation Network.
Conforme relatado pela EuroGamer, Pearl L aproveitou a oportunidade para discutir sua experiência envolvendo a demo lendária e responder algumas perguntas em sua conta no Twitter. Várias respostas revelam que a decisão não foi fácil para a Konami, indicando que muitos dos funcionários da empresa e Pearl L “… gostariam que tivesse sido diferente também.”
Depois de trabalhar em estreita colaboração com a Sony para ajudar a configurar a falsa editora e desenvolvedora da misteriosa demo, Pearl L expressou que foi muito estranho quando eles tiveram que ligar para a Sony sobre a remoção da demo. “Já fizemos muita coisa para configurá-lo, obtivemos muitas exceções operacionais. E, em seguida, adicionar a solicitação para bloquear o download novamente? Mais soluções alternativas de engenharia.”
Desde então, Pearl L tornou sua conta no Twitter privada, mas não sem mencionar que a equipe de suporte da Konami, infelizmente, foi quem teve que lidar com a reação de fãs descontentes, algo que nem Pearl L nem a equipe de suporte deveriam ser encarregados.
Esta foi a primeira vez que a Sony foi convidada a fazer algo assim, ou seja, a exclusão e o bloqueio de downloads de um jogo, no caso a demo de P.T.. As conversas sobre a demo recentemente ressurgiram depois que muitos fãs, incluindo Hideo Kojima e Guillermo del Toro, refletiram sobre o oitavo aniversário do P.T.
Muitos aproveitaram a oportunidade para elogiar a mecânica complexa da demo e as táticas de marketing exclusivas, além de refletir sobre a experiência imersiva de terror P.T. entregue. Kojima acreditava que os fãs levariam meses para descobrir seus segredos e resolver o mistério do verdadeiro propósito da demo. No entanto, os jogadores e a internet conseguiram a façanha em apenas dois dias.
Via: Game Rant/Eurogamer/VGC
Fonte: Observatório de Games