No mundo do entretenimento, é difícil encontrar marcas com mais de 30 anos de existência que tragam, até hoje, a mesma relevância dos primórdios. Street Fighter definitivamente é uma delas, sendo uma das franquias mais antigas dos videogames ainda em atividade e, acima de tudo, gerando níveis absurdos de hype a cada lançamento.
- Street Fighter e clássicos da Capcom estão de graça para jogar no navegador
- Review Street Fighter 6 | Revolução e tradição de portas abertas a todos
A série da Capcom se tornou sinônimo do gênero de jogos de luta, mesmo com concorrentes de peso, permanecendo até hoje como a principal categoria das ligas competitivas e sucesso nas festas e jogatinas casuais.
Todo mundo já ouviu falar de Hadouken ou conhece a imagem de Ryu ou Chun-Li, mesmo não jogando videogame com frequência. Os personagens, assim como a própria marca, viraram fenômenos culturais. E é justamente pensando nisso que o Canaltech listou os 6 melhores jogos de Street Fighter.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
6. Street Fighter 5: Champion Edition
Demorou, mas a Capcom teve que aprender algumas lições para tornar este game um dos principais da franquia, como foi desenvolvido para ser. As mecânicas de combate remetiam ao clássico terceiro game, enquanto os gráficos aproveitavam o que o PlayStation 4 era capaz de fazer, ainda que a falta de conteúdo e os problemas técnicos tenham maculado seu lançamento.
Street Fighter V era um exclusivo do console da Sony e chegou com grande foco nas microtransações e temporadas de DLC, o que afastou muitos fãs no início de seu ciclo de vida. Cinco anos e o mesmo número de ondas de conteúdo adicional depois, veio a Champion Edition, que mantinha a tradição de relançamentos da Capcom e trazia o pacote completo do jogo.
Entre as principais adições posteriores está um modo campanha, enquanto Street Fighter V era elogiado pelas mecânicas apuradas de luta, enquanto novas variações de modos e estilos foram adicionadas posteriormente. Da chegada criticada, os relançamentos do game acabariam concorrendo duas vezes ao The Game Awards como melhor jogo de luta.
5. Street Fighter 3: Third Strike
Este foi o jogo que correu para que o quinto título da franquia pudesse andar. A posição dele neste ranking, inclusive, pode ser controversa, pois, principalmente entre a comunidade competitiva do título, há quem diga até hoje que este é o melhor da série, aclamado em campeonatos e responsável pela criação de um dos momentos mais incríveis da história dos esports.
Foi em Street Fighter 3 que aconteceu o Evo Moment 37, quando o jogador Daigo interrompeu nada menos do que um especial inteiro de seu rival, Justin Wong, para ganhar uma luta de Ken contra Chun-Li de maneira épica diante da plateia. Estava aqui, inclusive, mais do que comprovada a eficácia do sistema de parry, umas das mais influentes adições desse game.
Lançado originalmente em 1999, o terceiro Street Fighter chegou primeiro aos fliperamas para depois dar as caras nos consoles de mesa. A versão Third Strike, mais completa e com mecânicas refinadas, esteve disponível originalmente no Dreamcast e PlayStation 2; hoje, está disponível em formato digital para PS4, PC, Xbox One e Switch como parte da coletânea Street Fighter 30th Anniversary Collection.
4. Street Fighter Alpha 3
Carregando consigo um design e estilo que são lembrados até hoje pelos fãs, o terceiro game da subfranquia da Capcom sacramentou todos os desenvolvimentos que vieram antes. Conhecida como Zero no Japão, a série Alpha servia como uma prequência, preenchendo o espaço entre o game original da marca e sua sequência absolutamente clássica.
Os gráficos cartunescos se uniam a novos estilos de combate, mostrando que, mesmo lá atrás, a produtora já pensava na inclusão de jogadores. Os comandos podiam seguir a complexidade de barras de especiais e múltiplos movimentos, ou então contar com aspectos diferentes que os aproximavam de Street Fighter 2, ainda que em uma versão bem mais avançada.
Street Fighter Alpha 3 tem mais de 30 personagens, sendo sua edição de PSP a mais completa, com quase 40. Nomes clássicos como Ryu, Ken, Blanka e Akuma se unem a novatos que aparecem na série ou têm influência até hoje, em um título que pode ser jogado atualmente em versões PS4, Xbox One, Switch e PC como parte da coleção Street Fighter 30th Anniversary Collection.
3. Super Street Fighter 2: Turbo
Diferentes lendas nasceram entre os anos 1990 e 2000. Aqui, falamos da elite e do título de luta mais jogado de todos os tempos, figurando até hoje nas listas de mais vendidos da Capcom, mas também da ideia de que a empresa, sempre que puder, relançará novas e incrementadas versões de seus games mais procurados.
É por causa disso que o título clássico tem prefixos e sufixos nesta que é considerada sua melhor versão. Super Street Fighter 2: Turbo foi lançado em 1994 e foi responsável pela introdução de combos na série, bem como pela primeira aparição de Akuma. A jogabilidade clássica já começava a ganhar toques modernos e elementos que permanecem até hoje na saga.
Super Street Fighter 2: Turbo foi lançado originalmente nos fliperamas, como não poderia deixar de ser, trazendo mudanças de interface que também apareceram em versões domésticas para os consoles mais potentes da época, como o 3DO e o Dreamcast. Hoje, pode ser jogado na coleção Street Fighter 30th Anniversary Collection, enquanto uma remasterização também está disponível nas lojas digitais com o subtítulo HD Remix.
2. Ultra Street Fighter 4
O lançamento do quarto game da franquia de luta marcou um hiato de 11 anos sem jogos numerados. O longo tempo de espera compensou, já que este acabou sendo considerado não apenas um dos melhores da série, mas também aparece entre os maiores de todos os tempos, com mais de nove milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Como sempre acontece, Ultra Street Fighter 4 é uma atualização, reunindo todos os personagens, cenários e elementos adicionais que a Capcom liberou ao longo de seu ciclo de vida nos arcades. Nomes da franquia Final Fight, como Rolento, Hugo e Poison se juntavam à batalha, enquanto o título também introduzia novos movimentos durante as lutas e mudanças de balanceamento.
Ultra Street Fighter 4 também ultrapassou barreiras de geração, trazendo o clássico ao PlayStation 4, PC e Xbox One. Mas a verdade é que, ao longo de sua história, o quarto game da série também esteve em todas as plataformas da época, o que inclui também uma peculiar versão para iPhones e um port para o Nintendo 3DS que aproveitava os efeitos tridimensionais do console.
1. Street Fighter 6
A nostalgia pode falar mais alto, mas quem se aprofundou no mais recente título da saga sabe que o primeiro lugar é mais do que merecido. A adição de 2023 à franquia já chega cotada a se tornar um dos melhores jogos do ano e, também, um marco absoluto para a franquia e a Capcom, que chega com um novo motor gráfico e a clássica mistura entre conceitos novos e clássicos.
A principal novidade de Street Fighter 6, porém, está na acessibilidade. O game introduz dois novos estilos de controles, além do clássico, possibilitando que jogadores de diferentes níveis de habilidade ou pessoas com deficiência também lutem de igual para igual. O foco na comunidade online também foi renovado, com hubs de interação e até títulos clássicos para relembrar o passado.
A Capcom prepara toda uma jornada de conteúdo para Street Fighter 6, enquanto a atenção ao competitivo se torna maior do que nunca, com prêmios milionários. As portas desse circuito, agora, estão abertas para muito mais gente, com o game disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S e PS4.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para NÃO usar o Google Chrome
- Black Mirror | Episódio mais perturbador da temporada 6 é baseado em caso real
- Os 20 celulares mais vendidos da história
- 10 filmes mais assistidos da semana (17/06/2023)
- 10 carros usados melhores que os 0km com desconto do governo
- Chegou a hora de comprar um PlayStation 5?
Fonte: Canaltech