Games

10 jogos de investigação para quem é fã de “true crime”

Publicidade



10 jogos de investigação para quem é fã de

O gênero “true crime” tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Trata-se de histórias de crimes do mundo real, mas contadas em mídias de entretenimento, como filmes, séries e podcasts. Nos games, ainda existem poucos títulos “true crime”; porém, há uma infinidade de histórias fictícias sobre assassinatos, assaltos e demais crimes para jogar.

Nessa lista, o Canaltech selecionou 10 jogos de investigação para quem gosta de “true crime”. Lembra de algum outro game bom? Compartilhe conosco através das redes sociais!

10. The Wolf Among Us

Dos mesmos criadores do jogo de The Walking Dead, este é um suspense baseado na história em quadrinhos Fábulas, da Vertigo, lançada em 2002 por Bill Willingham e Mark Buckingham. A trama apresenta personagens de contos de fadas expulsos de suas terras que, agora, vivem exilados em Nova York. O protagonista é o Lobo Mau (isso é um conto de fadas, certo?), que precisa investigar o assassinato de uma mulher em circunstâncias misteriosas. Ao longo da jornada, decisões podem afetar o decorrer da trama — uma marca registrada da Telltale Games.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

The Wolf Among Us está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC, Mac, Android e iOS.

9. The Vanishing of Ethan Carter

Um dos trabalhos de um investigador é fazer perguntas a pessoas. Em The Vanishing Of Ethan Carter, a premissa é a mesma, mas fazemos perguntas a pessoas mortas. Isso acontece porque nós controlamos um detetive com dons sobrenaturais. Sua jornada começa quando você recebe uma carta de uma criança chamada Ethan Carter, que está em apuros. Ao chegar na pacata cidade onde ele vive, você descobre que vários assassinatos têm ocorrido no local.

The Vanishing of Ethan Carter está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

8. Return of The Obra Dinn

Produzido por Lucas Pope (o mesmo criador de Papers, Please), Return Of The Obra Dinn chama a atenção pelo seu visual monocromático. Você controla um investigador que precisa desvendar o mistério de Obra Dinn, um navio cuja tripulação simplesmente morreu ou desapareceu. Seu trabalho é investigar cada caso, reconstituir as cenas de morte e deduzir o que, de fato, aconteceu ali.

Return Of The Obra Dinn está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

7. L.A. Noire

Um dos jogos mais famosos de 2011, L.A. Noire traz um mundo aberto à la Grand Theft Auto (GTA), mas com foco na investigação de crimes. Você deve interrogar suspeitos, prestar atenção nas reações faciais deles e descobrir quem está mentindo e quem está falando a verdade, tudo isso na Los Angeles da década de 1940. Essa foi uma das primeiras produções a utilizar técnicas avançadas de captura facial (algo comum na indústria hoje em dia).

L.A. Noire está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

6. The Town of Light

Este é um jogo indie de terror baseado em fatos reais que aconteceram em um hospício na Itália. O local foi desativado por conta das inúmeras atrocidades cometidas lá, as quais o jogador conhece neste game. Na trama, assumimos o papel de Renée, uma ex-paciente do sanatório, e relembramos todos os “procedimentos médicos” vividos na época.

The Town of Light está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Mac.

5. Her Story

Você conhece jogos FMV (sigla para full motion video)? Trata-se de títulos que usam vídeos pré-gravados com atores reais para contar a história do jogo, e não personagens modelados em 3D. Her Story é um desses jogos: o jogador acessa um computador antigo e assiste a sete depoimentos prestados por uma mulher sobre o desaparecimento do marido. Você precisa analisar as falas da atriz, procurar evidências no seu banco de dados e montar esse quebra-cabeça policial.

Her Story está disponível para PC, Mac, iOS e Android.

4. Ace Attorney Trilogy

A franquia Ace Attorney não poderia ficar de fora da lista; afinal, ela virou um clássico dos games (e dos memes na internet, que brincam com a cena do tribunal). Você controla Phoenix Wright, um advogado que precisa defender seu cliente enquanto tenta descobrir o verdadeiro culpado do crime. Este game é uma coletânea dos dois primeiros jogos, com 14 casos diferentes. Objection!

Ace Attorney Trilogy está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

3. Judgement

Este jogo é um spin-off da série Yakuza. Porém, ao invés de controlarmos um criminoso, aqui vivemos na pele de Takayuki Yagami, um ex-advogado que acabou se transformando em um investigador particular. Apesar de nunca ter se envolvido com mafiosos, um cliente inusitado aparece pedindo sua ajuda: um ex-yakuza que precisa provar sua inocência.

Judgement está disponível para PS4, PS5, Xbox Series X e Xbox Series S.

2. Heavy Rain

Produzido pela Quantic Dream (mesmo estúdio de Detroit: Become Human e Beyond: Two Souls), Heavy Rain é uma mistura de drama, suspense e aventura baseado em escolhas. Na história, um arquiteto chamado Ethan cai em depressão profunda após a morte de um filho e a separação da esposa. O problema é que seu outro filho foi sequestrado por um serial killer, o Assassino do Origami, que mata suas vítimas em períodos chuvosos. Para salvá-lo, o jogador precisa seguir ordens do assassino, as quais beiram à insanidade.

Heavy Rain está disponível para PS3, PS4 e PC.

1. Disco Elysium

Um dos RPGs mais conceituados dos últimos anos, Disco Elysium é um jogo de visão isométrica que foca no diálogo e em escolhas que mudam o rumo da história. O jogador controla um detetive alcoólatra que precisa investigar um assassinato. O problema é que o protagonista acaba se embebedando por dias e acorda com amnésia. Interrogue pessoas, investigue locais ou simplesmente vá a um karaokê: as possibilidades são vastas.

Disco Elysium está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech