Mais realista do que nunca, FIFA 15 continua sendo uma das melhores pedidas entre os jogos esportivos no Brasil. Ele é o primeiro da franquia visivelmente desenvolvido para a nova geração. Apesar de ter versões para PlayStation 3 e Xbox 360, o título da EA Sports brilha mesmo nas cópias para PlayStation 4, Xbox One e PC, com os melhores gráficos da série até hoje.
Se a representação visual dos jogadores está fiel como nunca, a emocional também está. Uma novidade de FIFA 15 é que o desempenho dos atletas é afetado por sua condição psicológica. Quem está sob pressão pode errar ou reclamar com o juiz mais vezes, por exemplo.
Por mais que os controles não tenham mudado tanto em relação ao ano anterior, FIFA 15 tem especificidades que podem atrapalhar os novatos. Leia estas dicas sobre o game e não faça feio quando estiver em uma partida – seja com os amigos ou online.
Abuse da Arena de Treino
Não adianta nada decorar esquemas táticos e escolher os melhores jogadores se você não sabe executar um passe propriamente. Um oponente com sorte pode acertar chutes mesmo se sua defesa for boa. Por isso, sua maior arma é a precisão nas ações. Treine com as ferramentas que o game oferece e perceba como a performance melhora.
Ninguém passa
OK, jogar na retranca não é a tática mais elogiada pelo oponente, mas pode garantir que o placar se mantenha nos últimos minutos de jogo. FIFA 15 trouxe, entre outras novidades, a opção ‘park the bus’, que leva o time para trás e deixa difícil a vida dos atacantes do time adversário.
Na hora do desespero
Se o ‘park the bus’ é para quem deseja manter o placar do jogo, o ataque total é para quem quer mudá-lo de qualquer maneira. Nesse modo, os jogadores avançam em direção ao gol e fazem de tudo para marcar. Porém, a defesa fica comprometida – por isso, essa opção só é recomendada para garantir uma virada mesmo.
Carretilha fácil
Um dos dribles mais fáceis de realizar no game é a carretilha. Basta mover o analógico direito para trás (ou seja, em direção ao jogador) e, em seguida, virá-lo duas vezes para frente. Além de ser simples, é um dos dribles mais bonitos e vai arrancar elogios de seus amigos.
Para o escanteio virar gol
Ao bater um escanteio, o FIFA 15 permite escolher entre chutar em direção à primeira trave, à trave oposta, ao meio da área ou ao limite da área. Destas opções, a com mais chances de sucesso é bater o escanteio na direção da trave mais próxima para que outro jogador tente acertar o gol de cabeça.
Não deixe invadirem a área
Esta é uma tática da vida real que pode ser muito útil nos videogames. Se as coisas estão esquentando com os ataques do oponente na área, chute a bola forte para o lado oposto. Aproveite que a pressão foi para longe de seu goleiro e reorganize o time.
Aprenda a se defender
Quem disse que a melhor defesa é o ataque não devia ser muito bom em FIFA 15 . Com a mecânica mais ágil desse ano, muitos jogadores podem ter a tentação de avançar para o ataque sem pensar na retaguarda. Porém, um adversário experiente vai se aproveitar disso para marcar uma goleada. Sempre pense antes das ações e certifique-se de que seu lado do campo está protegido.
Proteja a bola
Ter posse de bola não quer dizer nada se você perdê-la nos próximos segundos. Se seu jogador está sendo pressionado por um zagueiro, uma opção é pressionar L2 (no PlayStation 4) ou LT (no Xbox One) para proteger a bola e mudar de direção. Porém, se esse jogador for muito lento para essa manobra, passar a bola pode ser uma alternativa melhor.