Tecnologia

Empresa chinesa revela IA para criar vídeo realista estilo Sora

Publicidade



Empresa chinesa revela IA para criar vídeo realista estilo Sora - 1

A era das IAs capazes de transformar texto em vídeos realistas parece ter começado. No último sábado (27), a companhia chinesa ShengShu revelou a Vidu, uma IA que cria vídeos estilo o Sora, da OpenAI. A novidade é fruto de uma parceria entre a empresa e a Universidade de Tsinghua.

A IA chinesa para criar vídeos consegue criar vídeos realistas de até 16 segundos e com resolução máxima de 1080 pixels — que comumente é chamada de Full HD. Ela usa uma tecnologia de transformação visual própria chamda de Universal Vision Transformer (U-ViT).

Conforme relato do site chinês Global Times, a IA foi apresentada durante o Fórum Zhongguancun, evento de tecnologia e inovação realizado em Pequim. Sua base tecnológica foi apresentada inicialmente em setembro de 2022, portanto antes do anúncio do Sora em fevereiro de 2024.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

“Depois do lançamento do Sora, descobrimos que ele estava bastante alinhado com o nosso roteiro técnico, o que posteriormente nos motivou a avançar em nossa pesquisa com determinação”, explicou o vice-reitor do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade de Tsinghua Zhu Jun, que também é cientista-chefe da ShengShu-AI.

Empresa chinesa revela IA para criar vídeo realista estilo Sora - 2
Zhu Jun apresentou a Vidu, IA chinesa que cria vídeos realistas a partir de comandos de texto (Imagem: Divulgação/Fórum Zhongguancun)

Demonstração

No site da ShengShu-AI é possível ver um breve vídeo demonstrando a novidade, assim como algumas publicações feitas no X (antigo Twitter) também trazem criações impressionantes — e aparentemente “nível Sora” — da tecnologia.

Apesar da novidade e de ser possivelmente a primeira IA do gênero apresentada desde que a OpenAI revelou o Sora ao mundo, os criadores da tecnologia chinesa não deram qualquer pista de quando o recurso será liberado ao público nem se ele será lançado fora da China.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech