Tecnologia

Elon Musk revela que a IA Grok terá código aberto

Publicidade



Elon Musk revela que a IA Grok terá código aberto - 1

Elon Musk anunciou que a sua empresa de inteligência artificial, a xAI, vai abrir o código do chatbot Grok nesta semana. A ferramenta foi revelada em novembro do ano passado com a premissa de ser uma IA com sarcasmo e chegou ao X (antigo Twitter) no mês seguinte, exclusivo para assinantes do plano Premium+.

Do jeito mais Elon Musk possível, a novidade foi compartilhada apenas numa publicação do X e não teve outros detalhes, como o que de fato seria liberado no código. Até o momento, a xAI ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto.

Indireta para a OpenAI?

O anúncio parece ser mais um capítulo na briga recente entre o bilionário e a OpenAI, projeto no qual foi um cofundador. Coincidentemente, a mudança do Grok para uma ferramenta de código aberto aconteceria alguns dias depois de Elon Musk processar a OpenAI por ter se tornado lucrativa e fechado o código.

Musk alega que essas mudanças, que culminaram com a criação de uma empresa de lucro limitado e uma parceria para receber fundos da Microsoft, seriam uma quebra de acordo. No documento, ele diz que ““A OpenAI foi transformada em uma subsidiária de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft”.

Além disso, critica o CEO Sam Altman pela mudança nos termos, dizendo que “a estrutura sem fins lucrativos, antes cuidadosamente elaborada, foi substituída por um CEO puramente voltado para o lucro e um Conselho com conhecimento técnico inferior em políticas públicas de AGI e IA”.

Em resposta a um comentário que pedia para a OpenAI seguir o mesmo caminho do Grok, Musk respondeu que a empresa é “uma mentira”.

A OpenAI respondeu algumas das acusações numa postagem assinada por Altman e outros cofundadores. O texto exibe algumas trocas de e-mail com Elon Musk no qual o próprio fundador da Tesla alegava que a melhor opção era tornar a empresa lucrativa e acusa o sul-africano de querer tomar o controle do projeto, inclusive com uma ideia de incorporá-lo à Tesla.

Grok já foi criticado por Sam Altman

Como se toda essa situação já não fosse suficiente para continuar a discussão, vale lembrar que o Grok já foi ridicularizado por Sam Altman, CEO da empresa criadora do ChatGPT, que chamou a IA de “boomer” e “cringe”. Altman e Musk acumulam desafetos ao longo dos anos e esse aparenta ser mais um deles.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech