Duas supernovas foram descobertas iluminando galáxias próximas ao nosso planeta. A primeira delas, de nome 2020 nlb, foi identificada pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (“Sistema de Último Alerta de Impacto de Asteroide na Terra”, em tradução livre) em 25 de junho, na galáxia elíptica M85, localizada na constelação Cabeleira de Berenice. Seu brilho foi da magnitude 16.8 a 12.2 e pode aumentar ainda mais.
- Como e em quanto tempo morreríamos se o Sol se tornasse uma supernova?
- A supernova mais brilhante já registrada tem energia de 100 bilhões de sóis!
- Supernova de 1987 era uma supergigante azul formada pela fusão de duas estrelas
Já a 2020 nvb foi encontrada por Koichi Itagaki, um caçador de supernovas amador, no dia 1º de julho. Ela está a noroeste do centro da galáxia NGC 4457, uma galáxia espiral nas proximidades da constelação de Virgem, a 55 milhões de anos-luz da Terra. O brilho dessa supernova é de magnitude 11.9.
Ambas ocorrem em um sistema binário, que recebe este nome por ter dois corpos celestes orbitando um mesmo centro de massa. Nesse caso, trata-se de uma pequena e densa anã branca: ela tem tamanho semelhante ao da Terra, mas a matéria que a forma está tão comprimida que ela tem quase a massa do Sol.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
#Supernova #SN2020nlb in Messoer 85 at its brightest so far. Look at the animation showing how much it brightened! The Universe in action!
-> https://t.co/B0LCxhGdfl pic.twitter.com/xYImlFdkQU
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) July 6, 2020
As recém-descobertas 2020nlb e 2020nvb são consideradas supernovas do tipo Ia, o que indica que elas nasceram da explosão de anãs brancas em pares próximos e podem ser observadas tanto em galáxias elípticas quanto em galáxias espirais. Existem também as classificações Ib e Ic, que indicam diferentes espectros de luz e ocorrem nas galáxias espirais, que ainda formam estrelas novas.
Trending no Canaltech:
- App Marie da USP diagnostica COVID-19 a partir de radiografia do pulmão
- Cientistas localizam o centro gravitacional do Sistema Solar — e não é o Sol
- Lançamentos da Netflix na semana (10/07/2020)
- Steve Jobs dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990
- Saiba quem são os vencedores do Hackathon CCR
Fonte: Canaltech