O e-commerce está em franca ascensão desde o ano passado, quando a pandemia de COVID levou muita gente a ficar em casa, evitar supermercados e shopping centers e comprar mais pela internet. Por isso, no Dia do Comerciário – que ocorre todo ano em 16 de julho – trazemos dicas de atuação de uma empresa de vendas online em datas especiais.
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Segundo dados da pesquisa Webshoppers da Ebit Nielsen, em 2020 as datas sazonais representaram 34% do faturamento do e-commerce. Portanto, planejamento e experiência de marca são fundamentais para impulsionar o negócio.
“Isso acontece porque são dias que as pessoas acessam a internet com a intenção de comprar algo e são influenciadas, normalmente, por boas ofertas de preço e condições de pagamento”, explica Franklin Bravos, cofundador e CEO da Signa, startup que fornece plataformas de comércio eletrônico a 500 empresas.
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Ao Canaltech, Bravos levantou cinco dicas para que a empresa tenha o melhor rendimento nas datas comemorativas.
Escolha as datas certas
Nem toda data sazonal faz sentido para todo empreendimento comercial. Ao fazer o planejamento do semestre, anote as datas que podem ajudar a vender mais e planeje com antecedência as ações de marketing e logística para cada uma delas.
O frete importa
De acordo com a pesquisa Ebit Nielsen, os consumidores consideram o valor do frete como um dos principais fatores para realizar a compra. Além disso, no ano passado o número de pedidos com frete grátis aumentou em 41%. No planejamento, vale avaliar a possibilidade de oferecer frete grátis nas datas especiais para ganhar mais a simpatia dos clientes.
Descontos não rolam? Tente outros benefícios
Segundo Davos, não há necessidade de oferecer descontos consideráveis ou fazer grandes ações de marketing. Pequenos benefícios, como o citado frete grátis, além de cupons e brindes, já devem servir como bons incentivos ao consumidor.
Mais formas de pagamento
Se os benefícios citados acima não forem possíveis, melhore as formas de pagamento para o consumidor se sentir beneficiado de alguma forma. Ofereça mais condições de parcelamento com menores taxas, por exemplo.
Produza conteúdo
Para fortalecer a marca antes, durante e depois das datas, vale produzir conteúdos diferentes, educativos ou divertidos para seus seguidores nas redes sociais. Assim, você será lembrado no momento deles escolherem o site para fechar a compra.
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Fonte: Canaltech