É muito comum vermos diferentes fontes por aí, né? Alguns dos estilos mais comuns são: negrito, itálico e sublinhado. Você já se perguntou de onde vieram esses nomes? Olha, para descobrir, você vai ter que viajar no tempo para longe, viu?
Preparado? Então dá uma olhadinha na matéria aqui embaixo e descubra quando essas fontes surgiram e algumas pessoas bem importantes para a criação ou popularização delas!
Origem das fontes negrito, itálico e sublinhado
Desde que a prensa foi criada, por Johannes Gutenberg lá em 1400 e alguma coisa, o número de livros impressos cresceu muito! Bem legal, né? Essa invenção abriu um mar de possibilidades, mas com o tempo as pessoas entenderam que algumas fontes especiais estavam faltando!
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Negrito
A origem exata do estilo negrito, também chamado de emphasis em inglês, foi no século 19, mas muito antes existia um tipo de fonte que serviu como inspiração, o estilo gótico. Era bastante popular por volta de 1100 em alguns países Europeus, só que ao invés de usar em uma palavra, o texto todo era assim!
O estilo gótico ainda é encontrada em vários computadores, mas hoje o estilo negrito é usado para dar bastante destaque a um termo, palavra ou frase que é vital para uma história ou artigo.
Itálico
Você viu que eu usei itálico em como chamam o estilo em negrito em inglês, né? Esse é um dos principais usos do estilo, diferenciar a língua estrangeira da outra. Mas não é a única: também é popular para títulos de obras e costumava a ser usada para dar ênfase, antes da invenção do negrito.
Eu sei, talvez você esteja se perguntando: “Mas quando ela foi criada, Lu?” Olha só: lá em 1500, ou um pouquinho antes, Aldus Manutius, que morava em Veneza, foi um tipógrafo bastante popular que utilizou muito a fonte e popularizou o uso na Itália. Itálico, Itália… faz bastante sentido, né?
Sublinhado
O estilo de fonte sublinhado é o caçula das três, sabe? Apareceu pela primeira vez em máquinas de escrever e servia como instrução, acredita? Era a forma que as pessoas tinham de dizer: coloque esse trecho em itálico.
Hoje em dia, o estilo é usado para linkagem em textos na internet. Sabe aqueles momentos que você está lendo e o texto está azul com uma linha abaixo? É esse o uso mais comum. Ah! Não é tão comum vê-lo impresso, tá? Normalmente é usado como indicação para completar frases à mão, em livros educativos.
Bem legal, né? Compartilha essa curiosidade com seus amigos e já já eu volto!
Trending no Canaltech:
- Criador do Telegram acusa WhatsApp de vigiar usuários
- Como tirar água da câmera do celular?
- Lançamentos da Netflix na semana (07/10/2022)
- Veganos vivem mais do que quem come carne?
- Empresa de segurança lança ferramenta que libera arquivos do ransomware Hades
Fonte: Canaltech