Fãs de videogames que escolhem o PC como plataforma principal chamam a si mesmos de “master race”, e não é à toa. Com tantas opções de personalização, as máquinas têm um potencial imenso. O investimento certo pode tornar os jogos para PC mais belos do que os exibidos em consoles de última geração.
Outra vantagem de jogar no PC é a variedade de mods (versões alteradas do título) facilmente disponíveis. E a biblioteca se beneficia, já que boa parte dos títulos antigos continua compatível com a máquina. Por isso, a lista de jogos obrigatórios para PC inclui também alguns games clássicos. Confira:
Portal 2
Mesmo sendo em primeira pessoa, esse jogo não tem balas. A arma segurada pela protagonista serve para criar portais no chão e nas paredes. Cada sala tem um quebra-cabeças diferente, que deve ser resolvido com o uso desses portais. Uma novidade em relação ao primeiro jogo da série é o modo cooperativo, no qual dois jogadores controlam os robôs Atlas e P-Body.
BioShock
Este game de tiro em primeira pessoa foi aclamado pela crítica por sua história de suspense cheia de reviravoltas, além das mecânicas que aliam ataques especiais aos tiros. O protagonista deve desbravar Rapture, uma cidade submersa “perfeita” que passou por uma crise e agora está em meio ao caos.
Grand Theft Auto V
O melhor lugar para curtir a experiência do jogo da Rockstar North é o PC. Os gráficos ficam exuberantes e é possível viver as missões em primeira ou terceira pessoa. No título, há três protagonistas: Michael, Trevor e Franklin. Eles devem se associar e realizar vários golpes criminosos na cidade de Los Santos, que funciona como um mundo aberto.
Civilization V
Controlar uma civilização do zero, desde os tempos pré-históricos. Na série Civilization, criada por Sid Meier em 1991, o jogador decide o futuro deste povo, administrando recursos e táticas de diplomacia, por exemplo. O quinto game, lançado em 2010, é o mais completo da série até agora, principalmente após a chegada das expansões Gods & Kings e Brave New World.
Minecraft
Tudo em Minecraft é em bloquinhos. Um bloquinho marrom é terra, um cinza, pedra, e assim por diante. O jogador pode garimpar todo tipo de material para construir coisas novas. Não existe um objetivo específico: é um exemplo do estilo sandbox, no qual as pessoas são livres para se divertir como bem entenderem.
League of Legends
É um dos jogos mais populares no PC atualmente. League of Legends é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) no qual equipes de jogadores controlam campeões, cada um com suas vantagens e desvantagens. Um dos pontos mais interessantes de LoL é o cenário competitivo, que tem equipes profissionais e enche arenas de espectadores até no Brasil.
The Sims 3
Apesar de The Sims 4 já estar no mercado, a melhor opção para simular a vida real ainda é The Sims 3. Repleto de boas expansões, o game permite controlar os estudos e a carreira dos personagens, além de desenvolver relações com os vizinhos. Existe um modo em que os personagens se relacionam autonomicamente, como se o jogador os controlasse, casam e têm filhos. Aí o game vira praticamente um reality show – basta assistir.
The Witcher III: Wild Hunt
Maior RPG lançado nos últimos meses, The Witcher III: Wild Hunt tem um mapa de mundo aberto imenso. Não vão faltar coisas para fazer no game, cheio de missões paralelas. Em alguns casos, é preciso pegar um barco para ir de um local a outro. O jogo conclui a história de Geralt, o protagonista dos jogos anteriores.
Fallout: New Vegas
Apesar de os melhores games da franquia Fallout terem sido lançados durante os anos 90, é melhor que a porta de entrada seja um título mais recente. Em New Vegas, um RPG de ação, o protagonista investiga quem é o responsável por uma tentativa de assassinato. Tudo isso em um mundo pós-apocalíptico, mas com cenários inspirados na década de 50.
Mass Effect 2
O ideal é jogar a trilogia inteira, mas a história atinge seu ápice em Mass Effect 2. Nesta série, as escolhas do jogador influenciam o desenrolar da história, sua relação com outros personagens e até as cenas românticas. Além disso, existem partes do game que são RPG de ação, enquanto outras trazem o tiro em terceira pessoa para o foco. Toda a história se desenrola no espaço, então espere para ver muitos elementos de ficção científica – mas extremamente bem executados.