Ciência & Tecnologia

Criminosos usam loja de chocolate para roubar dados online das pessoas

Publicidade



Foto: Reprodução/Divulgação


Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim? Um golpe, um vírus e uma dor de cabeça também!


Se você não tomar cuidado, ao invés de ovos de chocolate, a sua Páscoa deste ano poderá ser recheada de ataques cibernéticos.

Recentemente, o WhatsApp foi alvo de mais uma campanha falsa. Usuários tem recebido uma imagem acompanhada de um link, no intuito de induzir as pessoas a clicarem; responderem algumas perguntas; e fornecerem dados pessoais; para então, ganharem um voucher de até R$ 800 para ser trocado por ovos de chocolate, em lojas participantes.

LEIA MAIS

+ WhatsApp terá ferramenta de alerta de spam
+ Cinco dicas de proteger o seu WhatsApp de hackers
+ Loapi: o vírus com poder de acabar com o seu celular
+ Saiba como proteger o número do seu CPF na internet

Tudo não passa de uma mentira. Entretanto, como os itens de Páscoa estão caros, o público deixa-se levar pela oportunidade de “ganhar sem gastar” e não identifica o golpe. Uma vez cadastrados, os participantes correm o risco de ficarem vulneráveis a vírus, cadastros de pacotes de SMS e de terem informações deles divulgadas na internet.

Golpe da vaga de emprego

Além dos falsos ovos de Páscoa, desde janeiro deste ano, uma outra campanha tem sido divulgada no WhatsApp, a qual diz que a loja de chocolates Cacau Show está com mais de 100 oportunidades de emprego disponíveis.

Para participar da seleção, os candidatos precisam clicar na mensagem e serem direcionados à uma página, cuja função é fisgar dados das vítimas. Depois, é obrigatório que elas repassem a vaga a cinco grupos ou cinco outros amigos no aplicativo de conversas.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.