A quarta versão beta do Android 12, liberada há poucos dias, incluiu o suporte à navegação por expressões faciais no Pacote de Acessibilidade do Android (conjunto de ferramentas integrado ao SO). Por meio da câmera e do reconhecimento facial, o celular consegue identificar o usuário e associar cada mudança no semblante a uma ação comum do aparelho.
- Android 12 Beta 4 chega para iniciar a fase “quase estável” do sistema; confira
- Veja como ficou o relógio nativo do Android 12 com o novo visual Material You
- Android 12 Beta 3 chega recheada de novidades; veja o que mudou
De acordo com as informações do XDA Developers, a versão beta 12.0.0 do Pacote de Acessibilidade do Android é a que contém as novas funções. Na atualização, o aplicativo incluiu a seção “Camera Switches” em que permite atribuir ações como retornar à tela anterior, abrir a Visão Geral, apertar e manter pressionado um botão, abrir o menu de notificações e voltar para a tela inicial.
A lista de expressões já inclui as opções “boca aberta”, “sorriso”, “sobrancelhas levantadas”, “olhar para a esquerda”, “olhar para a direita” e “olhar para cima”. É bem provável que mais alternativas cheguem ao longo das atualizações, considerando que o aplicativo ainda está em fase de testes.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Quando o usuário configura um novo gesto, ele pode fazer ajustes finos à detecção de expressão. As capturas de tela do XDA Developers mostram que a ferramenta pode ser ajustada à expressividade do portador, assim como o tempo necessário para manter a feição para acionar o gesto vinculado.
Se o Camera Switch é habilitado, um ícone de acessibilidade (simbolizado por um rosto) é fixado no topo da tela do celular, acima do ícone das notificações. Além disso, as funções não devem ser exclusivas do Android 12, já que foi possível instalar a mesma versão do app do Google no Android 11 por métodos alternativos.
A novidade será de extremo valor para usuários com mobilidade reduzida, mas também para toda a comunidade. As opções de acessibilidade podem ser ativadas individualmente, assim qualquer um pode navegar pelo Android da forma que preferir.
Não está claro quando as ações por expressões faciais serão liberadas para todos os usuários, então não resta nada além de esperar e torcer para que não demore. Contudo, se for um recurso que acompanhará inicialmente apenas o Android 12 de maneira oficial, será necessário aguardar até que o SO seja lançado — o que deve acontecer em setembro ou outubro deste ano.
O Pacote de Acessibilidade do Android tem ampla integração com o sistema operacional, mas ele não está presente por padrão na maioria dos aparelhos. Quem estiver interessado pode baixá-lo a partir da Play Store e encontrar suas opções dentro do menu de Configurações.
Trending no Canaltech:
- Por que o espaço é escuro se o Sol ilumina todo o Sistema Solar?
- O céu (não) é o limite | Mistério em Marte, foto do rover Perseverance e mais
- O que aconteceria com o planeta se os humanos desaparecessem de repente?
- Os 10 filmes mais assistidos da semana (14/08/2021)
- Guinness comprova: dinossauros mais antigos do mundo eram gaúchos
Fonte: Canaltech