Perder ou extraviar documentos é sempre algo complicado, não somente pelo motivo da perda, mas também pelo transtorno em ter que ir atrás de refazer tudo. Acontece que o documento mais simples de ser reavido na atualidade é o CPF. O Cadastro de Pessoas Físicas serve para registrar toda e qualquer pessoa que vive no Brasil, independente da sua nacionalidade. O processo de solicitação de primeira ou segunda via é bem simples e pode ser realizado pela internet.
De acordo com o Governo Federal, o documento físico de plástico na cor azul, que contém apenas os 11 números do CPF, não é mais emitido. Isso por que o cartão foi substituído pelo comprovante digital, que pode ser consultado e imprimido através do aplicativo Pessoa Física (Android|iPhone). A versão online tem a mesma veracidade do impresso e é aceito em todo território nacional.
Agora, se você busca por mais praticidade e prefere ter um documento único com todos os seus dados e em formato digital, tirar o RG único online pode ser a alternativa mais eficiente. Além de prático, essa opção também é aceita nacionalmente e substitui tanto o CPF como o RG físico.
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1. Como tirar a primeira via do CPF pela internet
Através do site da Receita Federal, você pode solicitar a primeira via do CPF, caso não exista nenhuma inscrição em seu nome. Tenha em mãos um documento válido com foto (RG) e comprovante de residência, pois todos os campos devem ser preenchidos com informações que estão nesses documentos.
Existe um site diferente para cada tipo de solicitação, então, escolha o link que esteja de acordo com o seu caso:
- Formulário padrão para brasileiros residentes no Brasil;
- Formulário para brasileiros residentes no exterior
- Formulário para estrangeiros
Se você optou pela primeira opção, sendo um brasileiro residente no país, que é a situação mais comum, basta preencher todos os campos obrigatórios do formulário (imagem abaixo) e enviar para a Receita Federal. Você receberá dentro de algumas horas um e-mail com o número do seu CPF emitido pelo próprio órgão.
Em caso de inconsistência nos dados informados, uma terceira tela irá aparecer com uma lista de e-mails para que sejam encaminhadas fotos de seus documentos para validar todo o processo. Uma vez validado, a Receita irá responder o e-mail com o número do seu novo documento.
2. Como tirar a segunda via do CPF pela internet
Se você já tem o documento e precisa gerar um comprovante, também pode solicitar a segunda via do CPF através do site da Receita Federal. Lembrando que o mesmo não é mais emitido no formato físico, então você mesmo deve providenciar a impressão, caso queira.
Além do site, a forma mais simples de gerar a segunda via do CPF é através do app que comentamos no início do texto, o Pessoa Física. Nele, basta preencher os dados da primeira tela, CPF e data de nascimento.
No topo do app, você pode clicar no ícone de ‘nuvem’ para baixar o comprovante no seu celular, ou solicitar a segunda via detalhada, tocando no ícone do ‘documento’. Para essa segunda opção, você terá que informar o número do Título de Eleitor, nome da mãe e o número do recibo da última declaração do IRPF.
Além de simples, você pode pedir a primeira ou segunda via do seu CPF pelo celular, sem precisar sair de casa.
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Fonte: Canaltech