Pessoas que vivem em locais afastados ou com sinal fraco podem encontrar solução por meio de amplificadores ou repetidores de sinal de celular. Esses dispositivos podem melhorar a experiência geral, mas apenas em alguns casos específicos.
- Como funciona um bloqueador de sinal de celular?
- Como limpar a memória cache do Spotify e liberar espaço no celular
Na verdade, o nome oficial dos produtos que realizam essa função é “reforçador de sinal”, como definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, este é um bom indicativo do que estes aparelhos fazem: eles reforçam as ondas presentes em um local com uma cobertura já razoável.
Como funciona o amplificador de sinal de celular?
Para isso, os dispositivos costumam usar uma antena coletora, que capta o sinal já existente no ambiente externo. Na sequência, ele é direcionado ao repetidor e repassado até a antena servidora, que será capaz de entregar uma maior qualidade de rede.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
O sistema descrito é simplificado, mas em campos mais extensos a repetição de sinal pode acontecer por meio de esquemas mais complexos — ou seja, com mais antenas coletoras e servidoras, conectadas por cabos físicos.
De qualquer forma, é preciso tomar cuidado: não basta colocar um reforçador em áreas “escondidas”, pois nesse caso ele não cumprirá sua função corretamente. Sua instalação correta se assemelha aos repetidores de sinal de Wi-Fi, que precisam ser colocados em uma posição intermediária para expandirem a rede de forma mais eficiente.
Além disso, é preciso prestar atenção nas especificidades do repetidor, como suas frequências compatíveis — em geral, as frequências podem variar de acordo com a cidade e as diferentes operadoras. Nesse sentido, alguns aplicativos de smartphones podem mostrar as informações necessárias, como é o caso do Frequency, da Intelbras.
Também é necessário notar a dimensão da área que se pretende cobrir com a rede, especialmente em fazendas ou outros terrenos grandes. Afinal, a compra de um dispositivo com cobertura insuficiente poderá representar uma dor de cabeça extra, além dos prejuízos financeiros.
Amplificador de sinal de celular requer autorizações extras
Mesmo que sejam equipamentos de complexidade tecnológica relativamente baixa, os reforçadores possuem alto potencial para gerar interferências de rede. Por isso, a utilização deles exige a homologação oficial da Anatel por meio de selo, além de uma autorização que precisa ser obtida com a operadora telefônica.
Dessa forma, a utilização indevida de um amplificador de sinal de celular pode acarretar no pagamento de multa, ou mesmo na emissão de um mandado para retirada do equipamento.
Trending no Canaltech:
- Por que hospitais dão gelatina para os pacientes?
- Motorola Edge 40 é lançado com grandes diferenciais e preço agressivo
- Marvel confirma que novo poder do Hulk veio para ficar no cânone oficial
- Eclipse lunar penumbral e Lua das Flores ocorrem neste fim de semana
- Novo visual do WhatsApp para Android começa ser liberado para testadores
- Material viola regra da física e pode levar a uma revisão das teorias
Fonte: Canaltech