Você provavelmente já se deparou com o erro ERR_CACHE_MISS no seu navegador. Comum no preenchimento e envio de formulários, o problema está relacionado ao processamento inadequado do cache. Felizmente, ele pode ser solucionado com algumas medidas simples.
Além da situação citada acima, o erro também pode aparecer quando desenvolvedores usam códigos errados para testar um aplicativo ou uma página da Web. Ainda que se trate de um problema quase inteiramente exclusivo do Chrome, relatos de usuários indicam que ele também pode aparecer no Firefox.
Por que o erro ERR_CACHE_MISS?
Como o nome sugere, o problema está relacionado ao cache do navegador. O termo “miss”, do inglês, significa perda. Na prática, portanto, o erro ocorre quando há perda do cache, que funciona como um depósito de informações temporárias de fácil acesso.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Ele pode ser acompanhado pela mensagem “Confirmar reapresentação do formulário” ou prompt. Isso geralmente acontece durante o preenchimento de um formulário no Google Chrome e, no processo, o usuário usa os botões “Voltar” e “Entrar” com muita frequência ou em um curto período de tempo.
Como corrigir o erro ERR_CACHE_MISS no navegador
1. Limpe o cache e recarregue a página
A solução mais simples é recarregar a página. Como nem sempre isso é suficiente, o recomendado é que o usuário limpe o cache antes. Para tanto, basta pressionar as teclas Ctrl e F5 simultaneamente. Outra opção é apertar as teclas Shift e F5 ao mesmo tempo. No Mac, pressione Command + Shift + R.
2. Remova os dados de navegação
Se o problema persistir, limpe os dados de navegação. No Google Chrome, clique no botão de três pontos no canto superior direito da tela. Em “Mais Ferramentas”, selecione o recurso. Para os usuários mais práticos, há como realizar a ação através do atalho Ctrl + Shift + Del.
3. Atualize o seu navegador
Atualizar o navegador também pode resolver o erro ERR_CACHE_MISS. É possível que o problema seja causado por problemas de incompatibilidade ou ineficiências que foram corrigidas na versão mais recente do programa.
4. Desative as extensões instaladas
Extensões corrompidas ou desatualizadas também podem ser vilões nesse caso. Afinal de contas, elas podem afetar a capacidade do navegador de se conectar e carregar as páginas da Web. Nesse cenário, é provável que o programa não consiga processar o cache corretamente.
No Chrome, volte à aba “Mais Ferramentas”, que você já aprendeu a acessar. Nela, selecione “Extensões” e remova todos os plug-ins. Se quiser, atualize cada um deles para evitar mais transtornos.
5. Redefina as configurações de rede
As configurações de sua rede também podem gerar o erro ERR_CACHE_MISS. Para evitar que ele ocorra novamente, você pode redefini-las. No Windows, acesse a Janela de Comando e, após selecionar o comando “Executar como Administrador”, insira o seguinte código:
ipconfig/release
ipconfig/all
ipconfig/flushdns
ipconfig/renew
netsh int ip set dns
netsh winsock reset
ipconfig renew
ipconfig renew
No Mac, acesse o Terminal, localizado na pasta “Utilitários”. Ali, basta que você digite os comandos abaixo. Em ambos os casos, é essencial que você reinicie o PC.
dscacheutil -flushcache
sudo killall -HUP mDNSResponder
6. Redefina os ajustes de DNS
Outra solução para corrigir o erro ERR_CACHE_MIS é redefinir os ajustes de DNS (Sistemas de Nomes de Domínio). Nele são compactadas informações dos sites que você acessou com objetivo de agilizar o carregamento nos próximos acessos.
Arquivos de cache corrompidos ou desatualizados, contudo, podem causar o problema. Para removê-los, acesse o Google Chrome e, na barra de pesquisa, insira “chrome://net-internals/#dns”. Clique no botão “Clear host cache” para concluir.
7. Redefina as configurações do seu navegador
Se isso não for suficiente, redefina as configurações do seu navegador. Para tanto, acesse “Configurações”, no menu de três pontos no canto superior direito. Na aba “Redefinir e limpar” na barra lateral, selecione a opção “Restaurar configurações para os padrões originais” e confirme. Reinicie o navegador para testar a solução.
8. Desabilite o sistema de cache
Em último caso, desative o cache. Para realizar o procedimento, contudo, é preciso usar as ferramentas DevTools. Elas podem ser encontradas nos ajustes do navegador, mais precisamente na aba “Mais Ferramentas”, que já mencionamos.
Selecione “Rede” e, ainda na parte superior da tela, marque a caixa “Desativar cache”. Essa medida é provisória, já que é preciso manter a janela do DevTools para que o sistema permaneça desativado.
Trending no Canaltech:
- Nova imagem do James Webb mostra uma quantidade absurda de galáxias
- Preço da gasolina tem nova queda e valor na bomba já tem mudanças
- WhatsApp começa a exibir Status na tela principal do app
- O que é a placa delete, moda que pode fazer você ser multado?
- Bactéria rara e mortal é encontrada nos Estados Unidos e gera alerta nacional
Fonte: Canaltech