Escrever um artigo grande sozinho ou em conjunto no Google Docs pode ser uma tarefa complicada. Se você fez alguma alteração muito grande, mas gostaria de ter acesso a uma versão anterior do mesmo documento sem perder o atual, saiba que a plataforma do Google tem essa possibilidade.
Utilizando o menu superior da plataforma, os usuários podem ter acesso a versões anteriores do documento, renomeá-las e restaurá-las. Além disso, ainda é possível salvar a versão antiga como um novo documento do Google Docs para não perder as edições da versão atual.
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Confira neste tutorial como acessar o histórico de edições do Google Docs e recuperar versões antigas dos documentos que você editou:
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Google Docs: como acessar histórico de edições
Passo 1: abra o documento que você quer conferir o histórico e, no menu superior, clique em “Arquivo”. Com o menu aberto, clique em “Histórico de versões” e selecione a opção “Ver histórico de versões”. Você ainda pode acessar esta opção utilizando o atalho “Ctrl + Alt + Shift + H”.
Você também pode clicar na opção “Abrir o histórico de versões”, ao lado do item “Ajuda” no menu superior.
Passo 2: o menu “Histórico de versões” será aberto na lateral direita do documento. Lá você poderá verificar qual versão você quer acessar através do autor, data e o horário da edição.
Passo 3: para nomear uma versão, clique no ícone “Três pontos” e selecione a opção “Nomear esta versão”.
Passo 4: para não perder a versão atual, você pode criar um novo documento no Google Drive com a versão antiga. Para fazer isso, basta apenas clicar no ícone de “Três pontos” e clicar em “Fazer uma cópia”.
Passo 5: dê um nome a este novo documento, selecione qual pasta do Drive ele será armazenado e clique em “Ok” ao finalizar. Você pode compartilhar este documento marcando a opção “Compartilhar com as mesmas pessoas”.
Passo 6: se você quer restaurar a versão antiga e torná-la a versão atual, selecione-a no menu lateral e clique em “Restaurar esta versão” no canto superior esquerdo.
Passo 7: para confirmar que você quer mesmo realizar esta ação, clique em “Restaurar”.
Passo 8: uma notificação no canto superior do documento irá informar que a versão foi atualizada.
Pronto! Agora você pode acessar, restaurar, renomear e até mesmo criar um novo documento com a versão antiga que você editou no Google Docs.
Fonte: Canaltech