Foto: Mundo Positivo
Você sabia que existe cerca de um celular para cada pessoa no mundo? No último levantamento feito pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 2015, o número de dispositivos móveis já passavam de 7 bilhões. Talvez, seja por isso que a quantidade de downloads de aplicativos voltados aos aparelhos com sistema Android tenha dobrado de um ano para o outro.
Se em 2014 as pessoas haviam baixado 100 milhões de apps, ao longo dos meses seguintes, este número tornou-se ainda mais inacreditável: 200 milhões. Os maiores responsáveis por isso foram o Brasil, Índia, Indonésia e México. Tanto que segundo informações da empresa especialista em pesquisas sobre aplicativos, a App Annie, nós somos o segundo país do mundo que mais baixa apps no Android – o primeiro lugar é dos Estados Unidos.
LEIA MAIS
+ Conheça os perigos de vírus no celular
+ Saiba como escapar de aplicativos falsos
+ 10 dicas para fazer um aparelho celular durar mais
+ Google tira do ar 13 apps maliciosos que faziam downloads não autorizados
Mas é preciso cuidado. Esses dados impressionantes também chamam a atenção de pessoas mal-intencionadas, no caso, os cibercriminosos. A todo instante eles tentam roubar informações pessoais e invadir dispositivos móveis. Para se ter ideia, é tão simples baixar e ter um aplicativo gratuito no celular que, o usuário, às vezes, não percebe que naquele “download inofensivo” possui códigos maliciosos, os quais podem acabar com o smartphone dele.
E os problemas não param. O número de malwares desenvolvidos apenas para Android é dez vezes maior do que o de aplicativos existentes na Play Store do Google. Isso significa que todo cuidado e segurança são bem-vindos na hora de adquirir um app, principalmente o gratuito.
Foto: Mundo Positivo
A seguir, confira cinco dicas de como baixar um aplicativo com segurança:
Como identificar um malware?
A palavra malware surgiu a partir da junção dos termos em inglês malicious + software. Ele é tão perigoso que passou a ser temido em todas as partes do planeta, por conseguir infiltrar-se facilmente em computadores e dispositivos móveis, a fim de causar algum dano ou mesmo roubar informações, como: senhas, e-mails, dados bancários, endereços, entre outros.
Uma vez instalado no sistema do celular, ele gasta créditos e ainda envia mensagens sem o usuário perceber. Outra forma de identificá-lo é reparar se o aparelho ficou lento e se o consumo de energia da bateria passou a aumentar de uma hora para outra. Caso isso aconteça, será necessário combatê-lo o mais rápido possível.
Proteção diária
Existem duas formas simples de enfrentar o vírus indesejado: a primeira é manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado; e a segunda é adquirir um antivírus na loja de aplicativos. Assim como nos computadores e notebooks, o software avaliará todo o telefone e identificará os programas suspeitos. Para eliminá-los e evitá-los, é recomendável sempre fazer uma varredura no aparelho móvel.
Como diferenciar um falso aplicativo de um verdadeiro?
Para identificar um aplicativo falso é preciso reparar se ele possui selo de autenticidade (recurso do Google Play para identificar se os apps são originais), se ele foi criado por um desenvolvedor conhecido (grandes empresas) e se o visual dele é alinhado (normalmente, o app falso possui um logo muito grande e oferece um campo bagunçado na área de e-mail e senha).
Verifique as avaliações de outros usuários
Todo aplicativo gratuito ou pago disponível na loja de downloads possui uma área destinada aos comentários de pessoas que já o adquiriram. Parece simples, mas as opiniões e média de avaliações dadas ajudam a conhecer um pouco mais sobre ele e as funcionalidades do aplicativo. Caso existam muitos comentários negativos ou nenhuma opinião dada, evite-o. O app pode ser uma cilada e conter um malware pronto para atacar o celular.
Pesquisa de desenvolvedores
Por fim, deixe a preguiça de lado e pesquise se os desenvolvedores do aplicativo que você pretende ter, já criaram outros apps também disponíveis na loja de downloads. Isso aumenta as chances de o programa ser mais seguro, além de evitar dores de cabeça futuras.
Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.