Independentemente do estilo de filme que você goste, assistir a histórias na telona ou no conforto de casa é uma atividade agradável. Caso ame cinema e tecnologia, você pode ter dúvidas sobre a possibilidade de assistir a filmes em realidade virtual (RV).
- O que é realidade virtual? Conheça esta tecnologia que pode mudar o mundo
- 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS
A ideia de assistir filmes em realidade virtual é atrativa e possível, mas requer preparo, especialmente financeiro. Confira o que é preciso abaixo.
Onde posso assistir a filmes em realidade virtual
Além do YouTube, Netflix e Prime, compatíveis com óculos de realidade virtual, as plataformas Meta Quest ou PS VR Experiences oferecem filmes, ou séries para assistir.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Equipamento necessário
É preciso ter óculos de realidade virtual, acessório que permite ao usuário ver imagens tridimensionais e “entrar” em outro mundo, muito popular entre fãs de jogos eletrônicos. O Oculus, um dos principais nomes do mercado, é compatível com alguns aplicativos, como Netflix, YouTube e Prime Video.
O investimento para ter um Oculus, ou outros modelos como o PlayStation VR ou HTC Vive, é alto, com valores a partir de R$ 3.000. No entanto, é necessário para assistir a filmes em realidade virtual.
O que muda na experiência?
Narrativas pensadas para uma experiência RV completa são poucas. Um dos fatores que contribuem para isso é o alto valor, tornando o acessório pouco acessível, logo, o incentivo para produções se torna menor. No entanto, existe um mercado de nicho que é interessante.
Com a RV, você pode entrar na história e ter uma visão em primeira pessoa, dos acontecimentos. Além disso, a narrativa é pensada na interatividade em ambientes 3D, observados ao movimentar a cabeça ao redor.
Alguns filmes em realidade virtual dependem desse aspecto, além de permitir outras escolhas para a narrativa progredir. Um grande exemplo disso é a minissérie SPHERES, dirigida por Eliza McNitt e produzida por Darren Anorofsky e Joel Newton, apresentada no Festival Sundance.
?rel=0&hd=0″ width=”640″ height=”385″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”1″>Outras produções que vale a pena conhecer são:
- The Great C: curta-metragem baseado no conto de Philip K. Dick, estreado em 2018 no Festival Internacional de Cinema de Veneza;
- Battlescar: curta-metragem original selecionado nos festivais Sundance, Tribeca, Veneza e Annency;
- Vader Immortal, vencedor do Producers Guild of America Awards (PGA), que premia produções para cinema e televisão, na categoria Inovação.
Filmes tradicionais podem ser assistidos utilizando o acessório. Você pode comprar, alugar ou assistir por assinaturas de streaming, apenas não terá elementos 3D e escolhas para realizar.
Trending no Canaltech:
- Qual é a maior ilha do mundo?
- 🚨 MENOR VALOR HISTÓRICO | Motorola Edge 30 Pro com o preço lá no chão
- Rochas ricas em opala preciosa são encontradas em Marte
- Leão-das-cavernas de 28 mil anos é tão preservado que dá para ver seus bigodes
- Vale a pena comprar um iPhone 11 usado?
- Os 15 melhores filmes de 2022
Fonte: Canaltech