No sábado (18), completaram-se dois anos do pouso do rover Perseverance na cratera Jezero, em Marte. O robô chegou ao Planeta Vermelho em 2021 e, desde então, vem estudando formações geológicas de interesse e coletando amostras, que futuramente serão levadas para a Terra por meio de uma campanha conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia.
- O que o rover Perseverance já descobriu sobre o passado de Marte?
- Rover Perseverance completa 1 ano em Marte. Relembre grandes momentos da missão
Em fevereiro daquele ano, uma espécie de guindaste com foguetes desceu o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, preso à sua “barriga”, até a superfície de Marte. Desde então, ambos os robôs e os cientistas da missão passaram os dois últimos anos bastante ocupados.
Ken Farley, cientista de projeto do Perseverance, comentou que a equipe da missão está refletindo e celebrando os feitos do rover neste período. “O Perseverance inspecionou e coletou dados de centenas de formações geológicas, coletou 15 núcleos de rochas e criou o primeiro depósito de amostras em outro mundo”, destacou.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Happy 2-year landiversary, @NASAPersevere! 🥳️
On Feb. 18, 2021, @NASA‘s six-wheeled explorer touched down on the surface of Mars after an ambitious (and nerve-racking) entry, descent, and landing. Here’s to more years of science and trailblazing on the Red Planet! pic.twitter.com/52pYdOKNe6— NASA JPL (@NASAJPL) February 18, 2023
O “depósito” em questão foi formado em Three Forks, uma região na cratera. Ali, está 10 tubos de amostra de “reserva” para serem levados à Terra, no caso de o rover não conseguir levar as demais amostras ao lander da campanha. Oito deles contêm rochas e regolito (poeira e rochas quebradas), enquanto um tem amostra atmosférica e o outro é um “tubo de testemunha”.
Neste, há materiais capazes de capturar possíveis compostos marcianos contaminantes para a Terra. Além dos núcleos de rocha que vem coletando, o rover obteve também duas amostras de regolito e uma amostra atmosféricas, que foram seladas em tubos. Ainda, o Perseverance selou outros três dos “tubos de testemunha”.
Em seu segundo aniversário do pouso em Marte, o rover Perseverance guarda a marca de 14,9 quilômetros percorridos; ao longo da jornada pelo planeta, as sete câmeras científicas do rover capturaram mais de 166 mil fotos. Os instrumentos científicos do rover não ficam atrás: o SuperCam, por exemplo, disparou mais de 230 mil lasers, e o braço robótico do rover foi usado 64 vezes.
Agora, a equipe se prepara para os resultados da próxima campanha do rover, iniciada na quarta-feira (15). “Com o início da próxima campanha científica, conhecida como ‘Upper Fan’, esperamos adicionar [novos números] a este total muito em breve”, finalizou Farley.
Trending no Canaltech:
- Titanic | Como está o elenco do filme hoje em dia?
- Samsung Brasil lança programa de troca de TVs com descontos
- Bactérias do intestino podem influenciar na depressão, aponta estudo
- Funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso
- Criador do ChatGPT pede regulamentação para evitar IA “assustadora”
- Musculação ajuda a controlar pressão alta, mas há um porém
Fonte: Canaltech