Nesta terça-feira (10), a SpaceX lançou novos 40 satélites de internet da OneWeb com um foguete Falcon 9. Após alguns adiamentos, o lançamento aconteceu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, à 1h50 no horário de Brasília.
- Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?
- OneWeb lança 36 satélites e tem mais de 70% do total desejado no espaço
Cerca de sete minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou para pousar, marcando o segundo pouso deste propulsor — o primeiro aconteceu durante a missão cargueira CRS-26, lançada em novembro rumo à Estação Espacial Internacional.
Liftoff! pic.twitter.com/xYOwyBucPi
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— SpaceX (@SpaceX) January 10, 2023
Enquanto isso, o estágio superior do foguete seguiu viagem, levando os 40 satélites da OneWeb à órbita baixa da Terra. A implantação deles foi iniciada cerca de 58 minutos após o foguete deixar a plataforma, e a OneWeb confirmou a aquisição do sinal dos satélites.
Os novos dispositivos se juntam a centenas de outros já lançados que, juntos, completam mais de 80% do total desejado dos satélites em órbita. Agora, a OneWeb planeja apenas mais dois lançamentos para finalizar a primeira geração de sua constelação de satélites.
Falcon 9’s first stage has landed on Landing Zone 1 pic.twitter.com/W8qvmOyaBP
— SpaceX (@SpaceX) January 10, 2023
Em um comunicado, a empresa afirmou que iniciou agora a campanha “Contagem Regressiva para a Conectividade Global”, que marca os últimos lançamentos restantes para finalizar a constelação. Quando estiver concluída, a constelação de satélites da OneWeb vai oferecer conexão de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo.
Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:
Trending no Canaltech:
- O que é um filme whodunnit?
- Por que cientistas estão armazenando amostras de fezes congeladas do mundo todo?
- Forte explosão solar foi registrada por observatório da NASA
- Liga metálica é cem vezes mais forte que grafeno mesmo em temperaturas extremas
- Carro movido a energia solar entra para o Livro dos Recordes
- Leão-das-cavernas de 28 mil anos é tão preservado que dá para ver seus bigodes
Fonte: Canaltech