Nesta quarta-feira (22), a Lua e Júpiter brilharam no céu noturno durante uma conjunção. Os astros não estavam realmente próximos durante o “encontro”, mas proporcionaram um belo espetáculo no céu, que foi registrado por membros da equipe do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Bauru (SP).
- 10 dicas para tirar as melhores fotos do céu e das estrelas com o celular
- Céu de 2023 | Conjunções de planetas e eclipse solar são destaque neste ano
As conjunções ocorrem quando dois ou mais astros aparentam estar próximos um do outro em nossa perspectiva de observação na Terra. A proximidade é apenas visual: durante a conjunção, a Lua estava a cerca de 368 mil quilômetros de nós, e Júpiter, a mais de 850 milhões de quilômetros.
Além da Lua e do gigante gasoso, a conjunção contou ainda com Vênus, planeta que apareceu com seu brilho característico abaixo dos outros astros, enquanto estava a cerca de 209 milhões de quilômetros da Terra. Entre alguns dos motivos por trás da luminosidade refletida pelo planeta estão as camadas de nuvens que o cercam e sua proximidade da Terra.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Apesar de não serem eventos exatamente raros, as conjunções são fascinantes e vale a pena acompanhá-las. Para registrá-la, parte da equipe precisou ir até o estacionamento de um mercado próximo. O motivo? A altura das copas das árvores próximas do Observatório. “Temos que procurar locais alternativos na cidade para realizarmos nosso trabalho”, explicou o prof. Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório.
Por enquanto, Júpiter e Vênus ainda estão distantes um do outro, mas isso mudará em março. Logo no dia 1º do mês que vem, os planetas vão estar bastante próximos e brilhantes no céu, separados por apenas meio grau de distância aparente.
Trending no Canaltech:
- 10 séries que ficaram ruins depois da primeira temporada
- Doença de Alzheimer está relacionada com frutose no cérebro
- Volkswagen T-Cross reestilizado é flagrado no Brasil
- Registrada a maior explosão solar dos últimos 10 anos; assista
- As 10 doenças que mais matam no mundo
- Novas fotos mostram que o rover Zhurong está parado em Marte há meses
Fonte: Canaltech