Um dos grandes destaques das notícias espaciais desta semana foi um novo relatório do Pentágono. O novo documento do Departamento de Defesa norte-americano traz mais de 500 relatos de observações de fenômenos aéreos não identificados, vindas principalmente de oficiais da Marinha e Força Aérea do país.
Entre outros assuntos que chamaram a atenção nos últimos dias, está um exoplaneta cuja detecção foi confirmada pelo telescópio James Webb, e um meteorito que se tornou o novo candidato a segundo objeto interestelar conhecido.
Veja abaixo:
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Novo relatório do Pentágono sobre OVNIs
O Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, revelou o Relatório Anual de Fenômenos Aéreos Não Identificados de 2022. Como o nome indica, o documento reúne 510 relatos de avistamentos dos chamados fenômenos aéreos não identificados (ou apenas “UAPs”), vindos principalmente de oficiais da Marinha e Força Aérea norte-americanas.
Deste total, 366 são detecções recentes, e 163 foram atribuídos a balões e objetos semelhantes. Por outro lado, 171 das observações seguem com origem desconhecida, e parecem ter exibido características de voo pouco usuais. Segundo o relatório, são necessárias novas análises.
- Leia a notícia completa em: Relatório do Pentágono tem mais de 500 observações de OVNIs em 2022
Estação Espacial Internacional e Lua em uma só foto
Quando faltava apenas um dia para a primeira fase cheia da Lua deste ano, o astrofotógrafo Andrew McCarthy capturou uma bela imagem da Estação Espacial Internacional (ISS), que parece sobrevoar a cratera lunar Tycho. Ele publicou uma foto aproximada do laboratório orbital sobre a cratera e outra mais aberta, que traz todos os detalhes do registro.
Fotografar a ISS não é uma tarefa simples, e fica ainda difícil com a Lua junto. Além de o laboratório orbital ser muito pequeno quando comparado ao nosso satélite natural, a estação se move a cerca de 8 km/s. Portanto, ela passou rapidamente pelo disco lunar.
- Leia a notícia completa em: Foto fantástica mostra a ISS passando à frente da maior cratera da Lua
Novo exoplaneta rochoso é confirmado “perto” da Terra
Dados do telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) já haviam sugerido a existência deste mundo. Foi assim que pesquisadores decidiram observá-lo com o telescópio James Webb, que permitiu a confirmação de sua existência: ele tem aproximadamente 99% do diâmetro da Terra e está mais próximo de sua estrela do que qualquer planeta do Sistema Solar.
O planeta parece não ter atmosfera, mas novas observações serão necessárias para confirmar a presença dela ou não. De qualquer forma, os cientistas já conseguiram descartar algumas possíveis composições atmosféricas, como uma dominada por metano ou por dióxido de carbono.
- Leia a notícia completa em: Telescópio James Webb confirma exoplaneta rochoso a 41 anos-luz
Meteoritos interestelares podem ter vindo de supernova
Em 2017, uma rocha espacial foi identificada no céu do litoral de Portugal. Os pesquisadores Amir Siraj e Avi Loeb identificaram a rocha espacial nos dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS), mantidos em sigilo pelo governo dos Estados Unidos.
O objeto foi detectado a 23 km de altitude, media cerca de um metro de extensão e se movia a 40 km/s. Se confirmado, ele se tornará o segundo meteorito interestelar conhecido — o primeiro é uma rocha espacial detectada em 2014, mas com identidade confirmada somente em 2022. E ambos podem ter sido produzidos no interior de supernovas!
- Leia a notícia completa em: Um novo candidato a meteorito interestelar foi descoberto
Russos vão lançar nave de resgate a astronautas
Em dezembro, a nave Soyuz MS-22 apresentou um vazamento no circuito de refrigeração causado pelo impacto de um micrometeoroide. Com o ocorrido, a Rússia decidiu enviar a nave Soyuz SM-23 sem tripulação para o retorno de alguns dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, que iriam voltar para casa em março.
Com a mudança de planos, eles devem seguir em órbita por mais algum tempo. Originalmente, esta nave seria lançada em março, levando os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub, junto do astronauta da NASA Loral O’Hara, rumo ao laboratório orbital.
- Leia a notícia completa em: Rússia vai lançar nave para resgatar astronautas na ISS em fevereiro
Rover Zhurong e orbitador Tianwen-1 em “silêncio”
A China precisou colocar seu rover Zhurong em hibernação para sobreviver ao inverno e às tempestades de areia em Marte. O veículo deveria ter despertado em dezembro, mas isso não parece ter acontecido: os cientistas da missão não conseguiram retomar o contato com o rover, e suspeitam que as tempestades de areia tenham afetado a produção de energia dele.
Para completar, eles estão também com dificuldades para fazer download dos dados do orbitador Tianwen-1, que iria fotografar o rover e tentar contato com ele. Por outro lado, a China destaca que o rover conseguiu completar todos os objetivos de sua missão.
- Leia a notícia completa em: Parece que o rover Zhurong não “despertou” após hibernar em Marte
Outras matérias que valem a pena:
- Estação Gateway | Como será o interior da futura estação lunar?
- Destaques da NASA: aurora, cometa ZTF e + nas fotos astronômicas da semana
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
Trending no Canaltech:
- Novo pneu da Goodyear feito com casca de arroz pode rodar 500 mil km
- Por que cientistas estão armazenando amostras de fezes congeladas do mundo todo?
- Os 15 melhores filmes de 2022
- Os 7 melhores filmes com Christian Bale
- Macarrão é mais saudável do que se pensa, concluem cientistas
Fonte: Canaltech