O Observatório Europeu do Sul (ESO) revelou uma bela imagem da Nebulosa do Cone, capturada pelo telescópio Very Large Telescope (VLT). A divulgação do registro coincide com o aniversário de 60 anos do ESO, que conta com cientistas e engenheiros de todo o mundo em sua equipe.
Localizada na constelação Monoceros, o Unicórnio, a nebulosa em questão faz parte de “NGC 2264”, uma região de formação estelar de dimensões maiores. Este “cone cósmico” foi descoberto no fim do século XVIII pelo astrônomo William Herschel.
Veja abaixo:
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
A imagem foi capturada pelo instrumento FOcal Reducer and low dispersion Spectrograph 2 (FORS2), e mostra o hidrogênio gasoso em azul, enquanto o enxofre aparece em vermelho. Com estes filtros, as estrelas normalmente de aparência azulada, que indicam formação estelar recente, aparecem em tons de dourado.
A Nebulosa do Cone fica a 2.500 anos-luz da Terra, ou seja, está relativamente próxima de nós e é bastante estudada pelos cientistas. Mesmo assim, a nova foto revela a nebulosa de um jeito diferente, destacando suas nuvens escuras e espessas. Os pilares que se formam ali, nascidos de grandes nuvens de gás molecular frio e poeira, dão origem a novas estrelas.
Os pilares surgem quando estrelas massivas e jovens emitem ventos estelares e forte radiação ultravioleta, capaz de “expulsar” o material próximo. Conforme o material é empurrado para longe, o gás e a poeira distantes da estrela são comprimidos até formar os pilares alongados. Foi este processo que ajudou a criar a Nebulosa do Cone.
Trending no Canaltech:
- Cérebro de adolescente que dorme tarde se desenvolve de forma diferente
- Praga disfarçada de extensão para Chrome permite controle de PCs das vítimas
- “Eu errei”, leia o comunicado de Mark Zuckerberg na íntegra
- Não estamos preparados para enfrentar um asteroide em rota de colisão
- The Crown | O que você precisa lembrar para assistir à temporada 5?
- Black Friday | 5 dicas para proteger seu e-commerce
Fonte: Canaltech