Ciência & Tecnologia

Manter a mente calma facilita o autocontrole, aponta estudo

Publicidade



Manter a mente calma facilita o autocontrole, aponta estudo - 1

Manter a mente calma facilita o autocontrole. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista Psychological Science, no último mês de julho. Para chegar a isso, os cientistas registraram a atividade elétrica nos cérebros de mais de 50 participantes.

“O autocontrole é importante para alcançar objetivos de longo prazo, como quando ficamos sem alimentos altamente calóricos para perder quilos excedentes”, explicam os pesquisadores, que também registraram a capacidade de autocontrole dos participantes de outras maneiras, como relatórios de autoavaliação e tarefas comportamentais.

Os resultados da pesquisa foram confirmados em um segundo estudo cooperativo realizado na University of Alberta (Canadá), com mais de 100 participantes. “Conseguimos provar uma conexão notável entre o processamento neuronal não dependente de tarefas e a capacidade de autocontrole”, apontam os pesquisadores envolvidos.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

A conclusão é que pessoas com maior autocontrole têm uma mente mais calma, o que por si só gera menos estímulos de distração. Os autores apontam que essas descobertas são extremamente significativas para uma melhor compreensão dos distúrbios clínicos associados a processos deficientes de autocontrole.

Manter a mente calma facilita o autocontrole, aponta estudo - 2
Manter a mente calma facilita o autocontrole, aponta estudo (Imagem: Eli DeFaria/Unsplash)

Além do autocontrole, estudos anteriores já destacaram o benefício do silêncio para a saúde do ser humano. Diminuir os ruídos traz impactos positivos tanto para o corpo quanto para a mente. Para se ter um parâmetro, a ausência de barulho pode até mesmo diminuir a pressão arterial. Além disso, as pessoas que realizavam sua tarefa com ruído de fundo apresentavam níveis mais elevados de cortisol, o hormônio do estresse.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech