Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, é de se admirar com suas nuvens coloridas, resultados de movimentações em alta velocidade em sua atmosfera. E, nesta nova imagem do astrofotógrafo Andrew McCarthy, o gigante gasoso fica ainda mais belo, numa composição que é resultado de incríveis 600 mil imagens individuais.
- Quantas luas tem Júpiter? Conheça as vizinhas do gigante gasoso
- Telescópio James Webb faz novas fotos incríveis de Júpiter
Veja a imagem em que Júpiter parece uma verdadeira joia brilhando em meio à escuridão:
View this post on Instagram–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
No Instagram, McCarthy disse que esta foi a foto mais nítida de Júpiter que ele já conseguiu produzir em toda sua carreira. Ele ressalta que “através de um telescópio, as faixas de nuvens do planeta se tornam visíveis, e a Grande Mancha Vermelha será visível se o planeta estiver voltado para a direção certa”.
Já no Twitter, ele conta que passou a noite toda tirando as 600 mil fotos individuais de Júpiter, que então foram combinadas para formar a bela imagem final.
After spending all night shooting around 600,000 photos of it, I’m thrilled to show you my sharpest Jupiter shot so far. This was captured using an 11” telescope and a camera I usually use for deep sky work. pic.twitter.com/puCv57wGzn
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) September 17, 2022
Essa combinação de imagens é feita por meio de softwares de empilhamento, que pegam um lote de fotos individuais e as reúne em uma só imagem final. Esse processo permite uma visualização mais nítida de detalhes de objetos espaciais, sendo esta uma técnica bastante utilizada por astrofotógrafos.
A mesma técnica já foi usada por McCarthy em outras imagens incríveis que divulgamos aqui no Canaltech. Foi o caso desta bela foto da Lua que você vê abaixo, resultado da combinação de 50 mil imagens individuais:
E esta outra imagem sensacional do nosso satélite natural também contou com a especialidade de McCarthy, resultado da combinação de 200 mil fotos:
O astrofotógrafo também já se aventurou registrando o Sol de maneira em que podemos ver com clareza a cromosfera da estrela. A foto abaixo foi resultado do empilhamento de 150 mil imagens:
Trending no Canaltech:
- As 10 cenas de game over mais brutais dos games
- Asteroid Map: simulador mostra o estrago que um asteroide faria em sua cidade
- DART: acompanhe ao vivo a NASA chocando nave contra asteroide hoje à noite
- Os 5 piores filmes de Dragon Ball
- 5 redes sociais que faziam sucesso há 10 anos e você não lembra mais
Fonte: Canaltech