Os preparativos para o eclipse solar total que vai acontecer em abril continuam a todo vapor. Escolas no Texas, nos Estados Unidos, receberam orientações para fechar durante o evento devido a questões de segurança e do trânsito na região, que deve aumentar com o fluxo de turistas acompanhando o evento.
- Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?
- Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano
Segundo um comunicado de Tim Savoy, representante do condado de Hays, é esperado que a área central do Texas receba um grande fluxo turístico. “Isso pode pressionar o pessoal de respostas a emergências, que vai ser necessário para ajudar no controle de tráfego e de multidões em partes do nosso condado”, acrescentou.
O distrito destacou também que ônibus escolares, bem como familiares levando e buscando alunos, podem congestionar as estradas locais. Como as vias locais devem receber grande quantidade de turistas, respostas a qualquer eventual emergência em escolas, se alguma delas ocorrer, podem atrasar.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Escolas em outros distritos do estado também afirmaram que vão fechar durante o evento. O motivo é semelhante: o esperado é que o fluxo de pessoas acompanhando o eclipse seja tão grande quanto aquele que estaria em um evento de Fórmula 1, por exemplo.
Oficiais de outras regiões mostraram preocupações parecidas. Andy Brown, juiz do condado Travis, emitiu uma Declaração de Desastre Local “em antecipação de multidões extremamente grandes, aumento de tráfego e filas enormes em primeiros socorros, hospitais e estradas nos dias antes, durante e depois do eclipse solar total”, afirmou, em comunicado.
Com a declaração de desastres, os condados podem solicitar assistência estatal e recursos do Departamento de Gerenciamento de Emergências do Texas, se for necessário. “Embora o distrito tenha planejado originalmente fazer do eclipse uma oportunidade de aprendizado no campus, fechar é do interesse dos alunos, professores e famílias”, acrescentou em um comunicado o distrito escolar de Del Valle.
Eclipse solar total de abril
Esta movimentação faz parte do planejamento necessário para observadores que planejam acompanhar o eclipse solar total. Durante o fenômeno, a Lua vai ficar entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente o nosso astro e permitindo observações da coroa solar — com proteção adequada, claro.
Aliás, o Sol está chegando ao máximo solar, nome dado à etapa de maior atividade em seu ciclo de 11 anos. Por isso, a coroa do nosso astro deve estar extensa no eclipse, oferecendo um verdadeiro espetáculo para observadores. Além disso, vai ser possível observar Vênus e Júpiter durante a totalidade do fenômeno.
Entretanto, o eclipse solar total vai ser visível somente na faixa da totalidade, uma área que passa por parte dos Estados Unidos, México e Canadá; fora da faixa, o eclipse vai ser do tipo parcial. Desta vez,o fenômeno não vai ser visível do Brasil, mas você pode acompanhá-lo online.
Trending no Canaltech:
- Erupção solar 40 vezes maior que a Terra atinge Mercúrio
- LG lança ar-condicionado Bi-Split Frio capaz de resfriar dois ambientes
- Steam ganha novo recurso para compartilhar contas em família
- Motorola Edge 50 Pro é confirmado com novo chip Snapdragon 8s Gen 3
- WhatsApp Beta libera vídeos de até 1 minuto no Status
- WhatsApp poderá transcrever áudios no Android
Fonte: Canaltech