A foto destacada pela NASA nesta terça (11) em seu site Astronomy Picture of the Day foi tirada por Craig Stocks. O registro te leva para um passeio pelas formas e cores presentes nos arredores da estrela Antares e do complexo de nuvens e estrelas Rho Ophiuchi.
- O que é uma nebulosa e como ela se forma?
- James Webb tira foto de estrelas sendo formadas perto da Terra
As cores nesta cena são o resultado de uma verdadeira mistura de objetos e de processos. Um deles envolve partículas de poeira fina que, quando são iluminadas pela luz das estrelas, formam nebulosas de reflexão azuladas.
Enquanto isso, a luz ultravioleta das estrelas energiza os átomos que formam as nuvens gasosas ali. Assim, surgem nebulosas de emissão que, como o nome indica, têm luz própria — e, neste caso, elas trazem emissões avermelhadas.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Não pense que as nebulosas escuras ficaram de fora. Elas também apareceram por aqui bloqueando a luz das estrelas ao fundo e, por isso, têm cor escura.
Enquanto isso, a estrela Antares brilha, completando os fenômenos registrados na foto. Ela é uma supergigante vermelha considerada uma das estrelas mais brilhantes do céu, e é também a responsável por iluminar as nuvens de partículas no canto superior direito da imagem.
As nuvens de Rho Ophiuchi
A imagem acima mostra um pouco do que existe no complexo de nuvens Rho Ophiuchi, a região de formação estelar mais próxima da Terra. Apesar de este ser um berçário estelar pequeno e relativamente tranquilo, as estrelas jovens ali disparam jatos o tempo todo. Aliás, algumas dessas estrelas jovens têm massa parecida com a do Sol ou até menor.
Algumas áreas escuras de Rho Ophiuchi têm áreas escuras. Na verdade, estas estruturas são casulos de matéria, onde protoestrelas jovens estão se desenvolvendo. Quando rompem tais envelopes, as estrelas disparam jatos em direção oposta no espaço.
O telescópio James Webb observou a região em meio às celebrações do seu primeiro ano de operações científicas. Além de serem belíssimas, as imagens do Webb indicaram a presença de discos protoplanetários que, um dia, podem formar novos planetas.
Trending no Canaltech:
- 8 IAs para criar animações
- HMD Skyline vaza com visual de Nokia Lumia, e Atlas deve ser novo acessível
- Sob as Águas do Sena | Tubarões poderiam viver em rio na França?
- Paciente usa implante de plástico transparente que mostra o cérebro
- Sistema contra roubo de celular Android chega primeiro ao Brasil
- Santander vai pagar bolsa de R$ 2.400 para você virar streamer
Fonte: Canaltech