Em novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da University of Nebraska-Lincoln descobriram um organismo unicelular capaz de se alimentar de vírus. Trata-se de uma espécie de Halteria (seres microscópicos que habitam a água doce), que se alimentam de clorovírus, conhecidos por infectar algas verdes microscópicas.
- Qual é a diferença entre vírus e bactérias?
- Vírus gigantes que combatem bactérias têm um núcleo muito parecido com o nosso
Os pesquisadores queriam descobrir se algum micróbio comia vírus ativamente e se essa dieta poderia sustentar o crescimento fisiológico de indivíduos e o crescimento populacional de uma comunidade.
Para testar a hipótese, a equipe coletou amostras de água de um lago local, isolou diferentes micróbios e adicionou grandes quantidades de clorovírus. Nos dias seguintes, a equipe rastreou o tamanho da população dos vírus e dos outros micróbios.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Por meio dessa análise, o grupo percebeu que o micróbio em particular parecia se alimentar dos vírus: as populações de Halteria cresceram cerca de 15 vezes em dois dias, enquanto os níveis de clorovírus caíram 100 vezes. Em amostras de controle sem o vírus, Halteria não cresceu.
Em seguida, para ter certeza de que a espécie estava se alimentando dos vírus, a equipe marcou o DNA do clorovírus com corante fluorescente. Não demorou para que as células de Halteria começassem a brilhar.
Com essa descoberta em mãos, o próximo passo é continuar investigando o fenômeno e estudar seus efeitos nas cadeias alimentares.
Trending no Canaltech:
- Rolls-Royce Silver Wraith | Como é o carro da posse presidencial no Brasil
- NASA planeja resgate de emergência dos astronautas “presos” na ISS
- Você sabe qual a diferença entre o pernilongo e o mosquito da dengue?
- Os 10 melhores filmes da Netflix em 2022
- O que significa o selo CE que vemos em produtos?
- Destaques da NASA: Cometa, ovo de Dragão e outras imagens astronômicas da semana
Fonte: Canaltech