Ciência & Tecnologia

Anã marrom jovem e “solitária” foi encontrada a 100 anos-luz

Publicidade



Anã marrom jovem e

Os membros do projeto The Backyard Worlds: Planet 9 descobriram CWISE 0506, uma anã marrom parecida com Júpiter e bastante vermelha, localizada a cerca de 100 anos-luz de nós. A identificação dela é resultado de imagens capturadas na luz infravermelha, que podem revelar objetos em lugares distantes do Sistema Solar.

O projeto foi criado para procurar o chamado “Planeta 9”, um mundo controverso que pode existir no Sistema Solar. “Estamos procurando por este planeta e por novas anãs marrons no ‘quintal’ do Sistema Solar com dados da missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA, mas precisamos da sua ajuda”, explica o site do projeto.

Anã marrom jovem e
As anãs marrons não são massivas o suficiente para realizarem fusão nuclear e emitirem luz (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, STScI, Leah Hustak (STScI)

Já a descoberta traz mais uma anã marrom conhecida. Elas pertencem a um grupo de objetos com tamanho intermediário entre o de Júpiter e uma estrela pequena, de modo que não são massivas o suficiente para realizar fusão nuclear como as estrelas fazem. Por isso, as anãs marrons também são chamadas de “estrelas fracassadas”.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

No caso de CWISE 0506, a cor vermelha sugere que esta é uma anã marrom bastante jovem e repleta de nuvens, o que indica também que tem apenas algumas vezes a massa de Júpiter. A descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor a formação de objetos de massa planetária flutuando livremente pelo espaço.

Quando os astrônomos mencionam as “cores” de algum objeto, eles normalmente se referem a comprimentos de onda da luz que não são visíveis para os olhos humanos. Mas, de forma geral, a “cor” vermelha indica que o objeto em questão é brilhante em comprimentos de onda mais longos, e mais escuro nos mais curtos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech