O Brasil foi anunciado na última sexta-feira (26) como sede da 30ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. O encontro anual, que reúne representantes de todo o planeta para a discussão de questões ambientais, vai acontecer em 2025 na cidade de Belém do Pará.
- Entenda o acordo histórico da ONU para salvar espécies da extinção
- ONU reforça urgência para salvar a Terra das mudanças climáticas
O comunicado foi feito através das redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo que aparece com seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador paraense, Helder Barbalho. Lula, que já participou de COPs no Egito, França e Dinamarca, afirma que, nelas, “o pessoal só fala da Amazônia.” A partir disso, surge a ideia de trazer o evento para cá. “Por que então não fazer a COP em um estado da Amazônia pra vocês conhecerem o que é a Amazônia?” completa o presidente.
Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP… pic.twitter.com/exjqTTeuyt
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
A escolha da cidade sede foi oficializada no dia 18, quando o Grulac — grupo que reúne nação da América Latina e do Caribe — manifestou apoio à decisão por Belém. A aprovação do grupo era necessária pois a ONU já previa que a COP fosse realizada na América Latina, mas a escolha da sede dependia de um aval regional.
A última COP, que aconteceu no Egito, teve como marco a importante aprovação de um fundo monetário para ajudar países em desenvolvimento afetados pelas mudanças climáticas. Neste ano, o evento internacional ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP28, porém, já sofre críticas, pois seu presente-designado Sultan Ahmed al-Jaber é também responsável pela empresa estatal de petróleo do país, caracterizando um pssível conflito de interesses.
Em agosto deste ano, a cidade de Belém também irá receber a Cúpula da Amazônia que reúne representantes dos países que integram esse bioma: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Trending no Canaltech:
- Ciência responde: é melhor treinar com mais peso ou mais repetições?
- Cidade de São Paulo e litoral aparecem em nova foto de satélite
- App oficial do ChatGPT está disponível no Brasil
- O melhor horário para tomar café, segundo a ciência
- 4 relógios com WhatsApp compatíveis com o novo Wear OS
- Conheça a página silenciosa que estilhaçou os limites das HQs
Fonte: Canaltech