Relatos de usuários nas redes sociais indicam que o botão da IA da Meta começou a aparecer dentro da área de mensagens diretas no Instagram. A ferramenta de inteligência artificial integrada às plataformas da companhia já está disponível em alguns países, mas ainda não chegou em terras brasileiras.
Para alguns brasileiros, a novidade apareceu ao tocar na barra de pesquisa dentro da seção de DMs do Instagram. O símbolo circular que identifica a ferramenta de IA surge na tela, mas o recurso ainda não está em funcionamento.
Ao tentar utilizar a IA, os usuários são redirecionados para uma tela que fica carregando indefinidamente, sem fornecer informações adicionais. Em resposta ao questionamento do Canaltech sobre uma previsão de lançamento da ferramenta no Brasil, a Meta informou que não há novidades para compartilhar no momento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que é a IA da Meta?
A IA da Meta foi anunciada inicialmente em setembro de 2023 como uma solução com chatbots e ferramentas para criar e editar imagens para WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram.
A Meta AI é projetada para interagir com os usuários de maneira semelhante a outros chatbots, como ChatGPT, Copilot e Gemini. No primeiro momento, o recurso estava disponível apenas nos Estados Unidos e em fase de testes.
Qual é a nova funcionalidade integrada ao botão de pesquisa do Instagram? @thassius HELP! pic.twitter.com/KLofKaWdvg
— Ander Muñoz (@AnderMuoz16) July 12, 2024
Em abril de 2024, a Meta anunciou a atualização da IA com o modelo Llama 3 e ampliou a distribuição da solução para mais países, ainda apenas em língua inglesa. Em junho, a companhia informou que planejava lançar a ferramenta em português no Brasil no mês de julho, mas sem uma data definida.
Suspensão do treinamento de IA
Uma decisão recente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) suspendeu a nova política de privacidade da Meta no Brasil, proibindo a utilização de dados pessoais para o treinamento de sistemas de IA generativa.
Em posicionamento enviado ao Canaltech, a Meta expressou desapontamento com a decisão, afirmando que sua abordagem está em conformidade com as leis de privacidade brasileiras e que continuará a trabalhar com a ANPD para resolver quaisquer dúvidas.
A empresa destacou que a suspensão ”é um retrocesso para a inovação e a competitividade no desenvolvimento de IA, e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil”.
Trending no Canaltech:
- George R. R. Martin | Autor traz atualizações sobre Os Ventos do Inverno
- Novo malware possibilita a invasão de contas bancárias de brasileiros
- Samsung lista celulares antigos que vão receber recursos de IA da One UI 6.1.1
- Wolverine usa suas habilidades na forma de um novo “poder extra”
- WhatsApp pode ser multado em R$ 1,7 bilhão por violar lei do Brasil
- Homem é preso por importar “arma futurista” antidrones
Fonte: Canaltech