Ciência & Tecnologia

Bola de fogo no céu de Nova York era meteoro, confirma NASA

Publicidade



Bola de fogo no céu de Nova York era meteoro, confirma NASA - 1

Na manhã de terça-feira (16), moradores das cidades de Nova York e Nova Jersey escutaram um estrondo alto e tremores. Há também registros de uma bola de fogo avistada no céu nos EUA. Segundo a NASA, parte dos eventos têm relação com a queda de um meteoro diurno.

Segundo a NASA, a queda do meteoro em Nova York tem uma trajetória “muito grosseira e incerta”, já que há pouco material sobre o episódio (não há dados de satélite no momento). Entretanto, o avistamento foi monitorado pela American Meteor Society, comandada por astrônomos amadores e profissionais.

Durante o episódio, ocorreu uma “atividade militar nas proximidades”, o que pode explicar “os múltiplos tremores e sons relatados pela mídia [local]”, segundo a agência espacial norte-americana.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Meteoro em Nova York

“O meteoro desceu em um ângulo íngreme de apenas 18° na vertical, passando sobre a Estátua da Liberdade antes de se desintegrar 29 milhas [cerca de 46,5 km] acima do centro de Manhattan”, detalhou a NASA. A velocidade da bola de fogo pode ter chegado a 54,7 mil km/h, e não há registros de meteoritos.

Bola de fogo no céu de Nova York era meteoro, confirma NASA - 2
NASA confirma meteoro em Nova York (Imagem: Reprodução/NASA Meteor Watch)

Em postagem nas redes sociais, Dela Cruz, da NYC Emergency Management (NYCEM), informou que “não recebeu nenhum relato de danos ou feridos relacionados a este evento”.

Vale explicar que, para um meteoro ser visto durante o dia, ele precisa ser muito claro, com uma magnitude aparente superior a -4. Isso praticamente equivale ao brilho do planeta Vênus, um astro que eventualmente pode ser visto durante a manhã ou no final da tarde.

Embora não existam informações detalhadas sobre o episódio de Nova York, é possível que a bola de fogo tenha magnitude semelhante.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech